Projeto de Lei de deputado propõe combater a discriminação nas escolas


Assessoria
Ainda que o professor esteja qualificado para atender às necessidades de um aluno deficiente, e a escola ofereça acessibilidade e recursos variados, isso por si só não caracteriza a qualidade na inclusão de alunos portadores de deficiências e necessidades especiais.
Na intenção de mudar esta realidade o deputado estadual José Domingos Fraga (PSD), apresentou o Projeto de Lei que visa instituir o programa sobre “Combate ao preconceito contra pessoa com deficiência, nas escolas da rede pública e privada, no âmbito do Estado de Mato Grosso”.

A proposta feita pelo parlamentar tem como objetivo ensinar, sensibilizar, conscientizar, capacitar e informar educadores, alunos e demais profissionais no combate ao preconceito e à discriminação contra a pessoa com deficiência, facilitando e garantindo a inserção e a valorização dessas pessoas.
A socialização entre alunos regulares e alunos com necessidades especiais nem sempre é tranquila, o que ocasiona uma separação e exclusão entre alunos. “É preciso ensinar nossos jovens acerca de seus deveres e direitos, sobre ética e convivência pacifica e respeitosa, e sobre moral. Acredito que esta iniciativa deve ser tomada a partir do berço educacional, que certamente terá reflexos futuros benéficos e positivos para toda a sociedade”, explicou o deputado.
Com esta iniciativa o ensino igualitário no que diz respeito a oportunidades iguais a partir das peculiaridades de cada aluno, bem como a atenção às necessidades especiais, deverá gerar no futuro uma possibilidade de respeito, dignidade e participação nos rumos democráticos da nação.