Reportagem
Nesta quarta-feira (07), às 20h, cerca de 50 crianças, de 03 a 11 anos, sobem ao palco do Cine Teatro Cuiabá com o espetáculo de dança “A Menina e o Vento”. Trazendo como referência a obra literária homônima de Maria Clara Machado, a apresentação procura mostrar, de forma divertida e lúdica, um pouco mais do Brasil.
A apresentação que marca o final do Curso de Danças ministrado pelo professor e coreógrafo Rafael Cerigato, reúne diferentes modalidades de dança, um trabalho que resulta de todo o ano de 2012 e dedicação dos alunos.
No centro do espetáculo está Maria, uma menina que vivia tranquila com seu irmão e três tias. Ela e Pedro não gostavam da tia Adelaide que, de tão chata, quer dar aulas até aos domingos. Um dia, Maria ao passar perto da cova do vento, resolve falar. O vento deixa então que Maria sente em sua cacunda e voe por todo o Brasil. Depois disso, Maria tem que decidir – se vira brisa de mar ou se volta a ser ela mesma.
A coreografia e desenho de iluminação são de Róbson Oliveira, que trabalhando com um cenário estilizado e usando materiais simples, proporciona excelentes resultados visuais que enchem os olhos do espectador. Segundo Rafael, a iluminação do espetáculo serve para criar ambientações e dar emoção à cena, sempre primando pela valorização da fotografia cênica e do desenho coreográfico.
O espetáculo tem 60 minutos de duração e classificação livre. Os ingressos estão à venda antecipadamente com o professor Rafael Cerigato, e no dia do espetáculo na bilheteria do Cine Teatro, das 14h às 20h. O valor é 30 reais e 15 reais (meia).
O professor e coreógrafo - Rafael Cerigato atua no meio artístico em Cuiabá há 13 anos. Durante este tempo participou de renomados grupos de teatro, companhias de dança, espetáculos de música e espetáculos musicais. Desde a inauguração do Cine Teatro Cuiabá, Rafael participou de diversos espetáculos, como “Canti Corpus”, do Grupo Art’Expressão”, “Aladdin”, do Ballet Denise França, como diretor artístico, e o “Gênio”, “Beleza Cuiabá” e “Amores”, da Cia. Rodinei Barbosa, “Moulin Rouge”, da Danç’art, como Zidler, “Um Conto de Natal”, da Escola e Berçário Peninha Verde, como diretor geral e produtor.
Há sete anos, desenvolve um projeto de ensino de danças com crianças de três a 10 anos. Este projeto vem crescendo a cada ano e, hoje, já conta com 50 inscritos. Até o ano passado, as crianças eram inseridas em espetáculos de algumas academias da cidade como parceria, porém a dimensão que tomou este ano pede uma produção própria, até mesmo por se tratar de um ano comemorativo em que as primeiras alunas do curso começarão a usar sapatilhas de ponta em seu último ano de projeto, estando aptas a ingressarem em um curso de danças mais avançado.
Rafael sempre de dedicou a todas as modalidades artísticas com o sonho de um dia fazer musicais, sua grande paixão desde a infância. Toca oito instrumentos, é ator, bailarino, cantor, coreógrafo e diretor artístico. (Angela Coradini/CTC-MT)
Obra literária “A Menina e o Vento” é inspiração para espetáculo
novembro 06, 2012





