Depois da reunião de ontem (27) entre o interventor da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) na Centrais Elétricas Mato-grossense (Cemat) e os deputados, Emanuel Pinheiro (PR) revelou que pretende ingressar com ação na Justiça Estadual na tentativa de reverter o aumento de 9,54% na tarifa de energia elétrica no estado. O reajuste atinge mais de 1,1 milhão de unidades consumidoras.
Zé Domingos Fraga (PSD) apontou ainda que a concessionária não possui capacidade de investimentos e melhorias da atual gestão. O interventor, Jaconias de Aguiar, que foi nomeado pelo Ministério das Minas e Energia, o representante informou que tem a missão de encontrar um comprador para a empresa, já que após a privatização o sistema parece ser sido “sucateado”.
“É uma vergonha para um Estado com vocação para o agronegócio e que cresce a percentuais acima da média nacional todos os anos”, alertou Zé Domingos. Emanuel acrescentou ainda que as explicações não foram convincentes. “Ele apresentou relatório técnico, mas não convenceu sobre o aumento abusivo”, contou o deputado.
O que intriga Fraga é que o reajuste veio nos meses de temperatura elevada. “No momento em que mais precisamos da energia, em que está mais calor, dão este aumento abusivo”, protestou.