Da Redação
A data em comemoração à Consciência Negra, no próximo dia 20, é feriado estadual. No entanto, conforme o acordado na Convenção Coletiva 2012-2013, acordada entre entidades de representação classista-empresarial e Sindicato de Empregados no Comércio de Cuiabá (SECC), os estabelecimentos comerciais de Várzea Grande e Cuiabá podem funcionar, como esclarece o presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas de Cuiabá (CDL), Paulo Gasparoto.
“Fica a critério de cada empresário manter o expediente ou não, mediante a avaliação de custos gerados na abertura face ao movimento ou não de pessoas para consumir”, acrescenta ele.
Como a data é numa terça-feira, as pessoas que têm flexibilidade no calendário, autônomos e donos do próprio negócio, podem esticar o feriado e preparar viagens rápidas para mais este feriadão no mês. A lotação de pousadas localizadas na região fica entre 80% e 100%. O deslocamento para cidades do interior, em visita a parentes ou busca por roteiros turísticos, igualmente fica favorecido, “bem como das demais cidades para a Capital”, aponta Gasparoto, explicando que o movimento é intenso nestes períodos.
Na cidade, às vésperas de um dia como este, impacta em até 70% a mais nas vendas e fluxo de pessoas em bares, boates e lazer em geral. No delivery de comida, por exemplo, é observado incremento de até 50% em feriados.
Os feriados não autorizados a funcionar “são 1º de janeiro, Sexta–feira Santa, 1º de Maio (Dia do Trabalho), 2 de novembro (Dia de Finados) e 25 de dezembro (Natal)".
Comércio de rua de Cuiabá e VG podem abrir no dia 20
novembro 13, 2012
Notícias





