Lançamento do Projeto Viva paz aconteceu no plenário da câmara
VOLTA REDONDA
O município passou a contar, desde quarta-feira, com o Núcleo do Projeto Viva Paz, que coordenará 12 cidades da região do Médio Paraíba. O outro ficaem Nova Friburgoe atenderá outros 21 municípios da Região Serrana. O lançamento do projeto pela Casa da Criança e do Adolescente, sob o patrocínio da Petrobras, aconteceu ontem à tarde, no plenário da câmara, com a presença de mais de 100 pessoas.
A presidente da Casa da Criança e do Adolescente, irmã Elizabeth Alves, fez uma rápida apresentação do que é a entidade e dos programas desenvolvidos por ela. Em seguida, a presidente falou da importância do Viva Paz para a Casa da Criança. Segundo ela, a iniciativa veio para difundir a cultura da paz de uma maneira mais abrangente e preventiva. “Esse projeto vai ajudar a prevenir a violência, principalmente a doméstica, de uma forma diferente, formando multiplicadores dentro das escolas, universidades e ainda nas associações de moradores”, informa a presidente.
Irmã Elizabeth ressaltou ainda que há 15 anos a Casa da Criança vem sendo a estação de salvamento que recebe as crianças violentadas. Agora, segundo a presidente, através dela a Petrobras lança esse grande projeto, que visa fazer o contrário do que até agora foi feito para o incentivo da violência. “A violência de todos os sentidos contra a criança e o adolescente dobra de um ano para outro.Em Volta Redonda, os números são preocupantes. Isso acontece por causa da banalização da cultura da violência, que está em todas as partes, principalmente dentro de casa. Esse projeto da Petrobras chegou para mudar isso”, conta.
A gestora do programa na Petrobras, Maria Cristina da Costa, explicou que desde 2003 a empresa vem desenvolvendo ações e práticas sociais. O Viva Paz, de acordo com ela, é um deles. Ela lembrou que a parte da empresa no programa é capacitar 630 profissionais da rede nos 21 municípios assistidos pelos núcleos. “Nosso objetivo é qualificar esses profissionais, além de capacitar 315 líderes comunitários e mais 100 multiplicadores em todos os municípios envolvidos”, explica a representante da Petrobras.
Entre outros, participaram do evento representantes do Núcleo Viva Paz de Nova Friburgo, toda a equipe do Núcleo de Volta Redonda, além de representantes da Secretaria de Ação Comunitária (Smac), a vereadora Neuza Jordão, além de outras entidades da cidade e região.
OUTRO PRTOJETO LANÇADO NO MUNICIPIO
Na quarta-feira, também pela manhã, foi lançado no auditório do Palácio 17 de Julho outro projeto importante para Volta Redonda. Trata-se do Volta Redonda Acessível. A iniciativa tem como foco principal a remoção de barreiras nas edificações, praças e vias públicas, além da adequação das calçadas no entorno dos equipamentos.
De acordo com o prefeito Francisco Neto, o projeto, elaborado pelo Comitê Gestor Municipal de Políticas Públicas para Pessoas com Deficiência, prevê a capacitação de pessoal das diversas secretarias envolvidas, distribuição de material informativo através de campanhas, além de realização de palestras e seminários.
Durante o lançamento do projeto e das cartilhas confeccionadas pelo Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Volta Redonda (Ippu-VR), o prefeito assinou o Decreto Municipal nº. 12.481, que estabelece que todos os projetos de edificações, ao serem aprovados pelo Departamento de Controle Urbanístico da Secretaria de Planejamento (SMP), deverão ter um despacho do analista de que o referido projeto cumpre com as determinações da Lei Federal nº. 10.098, que trata da acessibilidade.
O prefeito declarou que a ideia é garantir o direito de ir e vir de todos os cidadãos e para isso vai melhorar os espaços urbanos com projetos feitos com a preocupação de ter acessibilidade. Outra novidade anunciada durante o evento pelo secretário de Ação Social, Munir Francisco, é a criação do Serviço de Acessibilidade Itinerante, que será realizado a através do Centro de Atendimento de Pessoas com Deficiência (CAPD). “Através desse serviço vamos realizar nas comunidades reuniões para orientar sobre a acessibilidade e os direitos dos cidadãos”, informa Munir.
Projeto Viva Paz é lançado no município
maio 18, 2012
No comments






0 Comments:
Postar um comentário
Para o Portal Todos Contra a Pedofilia MT não sair do ar, ativista conclama a classe política de MT
Falta de Parceiros:Falsos militantes contra abuso sexual e pedofilia sumiram, diz Ativista
contato: movimentocontrapedofiliamt@gmail.com