Urna biométrica é tema de palestra na Câmara de Cuiabá


Urna Biométrica com identificação do eleitor pela digital
Nesta quarta-feira (30), a partir das 9 horas, o secretário de Tecnologia da Informação do Tribunal Regional Eleitoral (TRE/ MT), Ailton Lopes dos Santos Júnior irá proferir uma palestra com o tema “Urna Biométrica e seus Desdobramentos” no Parlamento Cuiabano. A ação, é uma iniciativa da presidência da Casa, que busca familiarizar seus servidores com a tecnologia que já estará presente em Mato Grosso, nas eleições deste ano.

Em 1996, o Brasil se destacou em todo mundo por realizar suas eleições de forma transparente e produzir resultados de forma rápida, através das Urnas Eletrônicas - um projeto que surgiu aqui em Mato Grosso. Hoje, essa tecnologia ganhou ainda mais transparência, através da Urna Biométrica, que registra o voto e reconhece o eleitor através de uma fotografia e de sua digital.

Ailton Lopes estará na Câmara falando sobre essa evolução, desde a urna eletrônica até a biométrica, esclarecendo diversos pontos desta ampliação da tecnologia eleitoral. Oito municípios de Mato Grosso já estarão utilizando a urna biométrica nas eleições de 2012.

“A iniciativa do presidente Julio Pinheiro mostra que a Câmara está interessada e atenta às inovações, que são importantes para seu dia-a-dia. Assim como a urna biométrica, que já é um mecanismo importante para a sociedade e para seus representantes já eleitos”, declarou o secretário do TRE/MT.

O primeiro projeto-piloto para a implementação das urnas de identificação biométrica no Brasil aconteceu nas eleições municipais de 2008. Na época, o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) escolheu três cidades para realizar o teste e 100 urnas biométricas foram utilizadas. Devido a seu alto custo, essa tecnologia tem sido implementada gradativamente pelo país.


Luciana Oliveira Pereira

0 Comments:

Postar um comentário

Para o Portal Todos Contra a Pedofilia MT não sair do ar, ativista conclama a classe política de MT
Falta de Parceiros:Falsos militantes contra abuso sexual e pedofilia sumiram, diz Ativista
contato: movimentocontrapedofiliamt@gmail.com