Romilson Dourado
"Vamos continuar o trabalho de convencimento para o prefeito Chico Galindo disputar a reeleição", anunciou o presidente do PTB da Capital Dilemário Alencar, numa reação à matéria de destaque deste blog, que anunciou nesta quinta a desistência do prefeito do teste das urnas. Para o presidente do diretório, o prefeito, de fato, tem colocado que não será candidato, mas esse desejo é de uma pessoa física e que deve ser respeitado. Pondera, porém, que Galindo deve levar em consideração o fato de ser prefeito e presidente estadual da legenda petebista e que, por isso, tende a tomar uma decisão partidária.
Afirma que está havendo pressão dos 50 pré-candidatos proporcionais, de secretários e de diversas lideranças, inclusive de outros partidos que fazem parte da base, para Galindo aceitar ser candidato. Destaca que houve, inclusive, uma reunião no diretório nesta quarta à noite, com presença de 120 lideranças, e todas foram unânimes em defender o projeto e estão determinadas a seguir na luta para demover o prefeito da ideia de ficar de fora.
Dilemário conta que já existe um acordo com o PSDB do pré-candidato ao Palácio Alencastro Guilherme Maluf, para o nome, entre o do deputado e do prefeito, que melhor aparecer nas pesquisas de intenção de voto e na amostragem qualitativa, ser o candidato à sucessão. A pesquisa que servirá de base para a decisão vai ser feita entre 15 e 20 de junho, 10 dias antes da convenção do PTB, agendada para 30 de junho. Na avaliação do presidente do PTB, o acordo de alianças pode se estender ao menos a 8 partidos. Observa que Maluf conduz diálogo com 3 siglas e, o PTB, com outras 5. Dilemário evitou citar quais são esses partidos.
Galindo administra hoje com apoio de 10 agremiações, embora muitas já em clima de racha, sendo elas PTB, PSDB, PSD, PMDB, PDT, PMDB, PMN, PRTB, PSDC, PSL e PP. Segundo ele, os petebistas especialmente estão unidos para convencer Galindo a encarar a reeleição, independente de quem sejam os adversários. "O prefeito, ao tomar medidas amargas e necessárias, como aumento de IPTU e concessão do saneamento, já demonstrou ter coragem e essas pré-candidaturas colocadas não vão intimidar o prefeito", comenta Dilemário, numa referência ao líder nas pesquisas, empresário Mauro Mendes (PSB), e também em relação ao peemedebista Dorileo Leal.
Reflexo administrativo
Na ótica de Dilemário Alencar, Galindo vai ter o que apresentar durante o período eleitoral. Considera que esta fase de pré-campanha está sendo atípica. Lembra que em março de 2008 Cuiabá já tinha os nomes que iriam disputar o pleito praticamente definidos, como Wilson Santos, Mauro Mendes, Sérgio Ricardo e Walter Rabello. Agora, diz o presidente petebista, faltam 43 dias para o prazo final e ninguém se decidiu sobre candidatura a prefeito. Cita que Mauro previa uma definição para 30 de abril e adiou a data para 11 de junho. "Tudo pode acontecer. Acreditamos que na pesquisa de junho, o Galindo vai estar melhor e será o candidato", diz Dilemário, num comparativo com Maluf. O partido encomendou mais 4 pesquisas para monitorar internamente o desempenho de Galindo nas intenções de voto.
Segundo Dilemário, que foi vereador, presidente do sindicato estadual dos Bancários, do Cuiabá-Prev e secretário de Governo e de Trabalho e Desenvolvimento Econômico, Galindo "tem tudo para crescer nas pesquisas". Entende que o prefeito, que ganhou a condição de chefe do Executivo a partir de março de 2010, com a renúncia de Wilson, recuperou as finanças para poder investir pesado neste ano, especialmente nas áreas de infraestrutura, com o programa Poeira Zero, na educação, na assistência social e na saúde. Acha que até o final de junho terá reflexo eleitoral positivo. "É em cima dessa crença que o PTB defende veementemente a candidatura de Galindo", enfatiza Dilemário, que tem duas reuniões do PTB agendadas, uma para o próximo dia 22, quando os pré-candidatos vão discutir coligação proporcional, e a outra em 2 de junho, com o encontro batizado de "Arrancada 14".
ENQUETE






0 Comments:
Postar um comentário
Para o Portal Todos Contra a Pedofilia MT não sair do ar, ativista conclama a classe política de MT
Falta de Parceiros:Falsos militantes contra abuso sexual e pedofilia sumiram, diz Ativista
contato: movimentocontrapedofiliamt@gmail.com