PEDOFILIA MT:O MAIOR PORTAL SOCIAL DO CENTRO OESTE:'Salve Idoso' pretende estimular a denúncia de violência contra o idoso

O evento consiste em coibir as formas de agressão contra a pessoa idosa seja no âmbito físico, psicológico ou patrimonial.
30/09/2011 - 15:39
Programa Salve Idoso (Foto: Portal Infonet)
“Quebre o silêncio, notifique a violência contra o idoso”. É com esse lema que foi lançado na manhã desta sexta-feira, 30, no auditório do Ministério Público Estadual (MPE) o Programa ‘Salve Idoso- Sistema de Aviso Legal por Violência, Maus Tratos ou Exploração contra a Pessoa Idosa’. O evento consiste em coibir as formas de agressão contra a pessoa idosa seja no âmbito físico, psicológico ou patrimonial, bem como buscar alternativas para punir os agressores. Mesmo o estatuto do idoso em vigor há sete anos, os maus-tratos a pessoa da melhor idade continuam no país.
As violências chegam das mais diversas formas, seja por maus tratos, abandono ou até mesmo abuso sexual. Mas o que chama atenção nos casos é que os próprios familiares ou conhecidos próximos são os principais autores das agressões. Os crimes na maioria das vezes não são tratados com punição devido à falta de denúncia dos demais familiares que silenciam diante do fato ou do idoso que tem vergonha de denunciar com medo de perder o afeto da família ou sofrer represálias.
A solenidade foi realizada no MPE
De acordo com a promotora de justiça do MPE, doutora Berenice Andrade de Melo, a ação pretende estimular a denúncia. “Precisamos reverter o preconceito ao idoso que ainda existe no nosso estado. Hoje eles já estão inseridos no contexto social, de lazer e cidadania. Deve existir uma luta constante das políticas públicas para proteger o idoso, para que só assim ele [idoso] alcance uma velhice melhor e tranqüila”, explica à promotora.
Monitoramento
Para assegurar a efetividade dos direitos adquiridos pelo idoso, o MPE ainda lançou o ‘Sistema de Aviso Legal por Violência, maus Tratos e Exploração da Pessoa Idosa (Salve)’. Esse sistema pretende receber um procedimento de notificação de violência contra idosos atendidos nos serviços de Urgência e Emergência pública e privada do Estado.
Promotora  Berenice Andrade Melo
O sistema consistirá da seguinte forma: Caso alguém saiba de que algum idoso está sofrendo algum tipo de violência, deve-se comunicar o fato a órgãos municipais como assistência social, educação ou saúde. Esses órgãos receberão a denúncia e identifica o tipo de violência causada ao idoso. Um termo será encaminhado à delegacia especializada que vai fazer a verificação da denúncia. Se não ficar confirmado a violência a denúncia é arquivada, mas caso se comprove, será aberto um inquérito policial que será encaminhado ao MPE através de um relatório, para que se aplique a punição cabível ao agressor.
Solenidade
O evento ainda contou com a palestra do diretor da Associação Médica Brasileira em Sergipe (Somese), Roberto Gurgel, que tratou a respeito dos meios de identificação clínica contra violência e maus tratos na pessoa idosa.
Por Aisla Vasconcelos

0 Comments:

Postar um comentário

Para o Portal Todos Contra a Pedofilia MT não sair do ar, ativista conclama a classe política de MT
Falta de Parceiros:Falsos militantes contra abuso sexual e pedofilia sumiram, diz Ativista
contato: movimentocontrapedofiliamt@gmail.com