| Jonas Jozino e Valdemir Roberto Da Redação
O protesto contra o BRT e a favor do VLT teve início às 7h30, na Avenida 13 de Junho. Com muitos fogos, carros de som, trio elétrico e muito discurso, a passeata que teve início com aproximadamente 300 pessoas e foi ganhando adeptos no decorrer da caminhada chegou a contabilizar cerca de 500 pessoas nas proximidades do Morro da Luz, na Prainha. O trânsito ficou caótico, intransitável, uma vez que o movimento atingiu toda a parte da pista centro CPA da Prainha, impedindo a passagem de veículos. Apesar da pouca adesão, o diretor da Câmara de Dirigentes Lojistas de Cuiabá (CDL) João Bosco Linhares aprovou o movimento. “Foi o que queríamos. Mostrar a nossas autoridades que não queremos ônibus, queremos modernidade e o VLT é um metro para Cuiabá”, disse, enquanto pessoas portavam faixas e cartazes salientando que o BRT tem tempo estimado de percurso de 50 minutos, enquanto que o VLT fará o percurso total em tempo máximo de 25 minutos, transportando muito mais pessoas e com conforto. Manifestantes lembram que o VLT (metrô de superfície) trará um legado moderno para Cuiabá e diminuirá em até 80% o número de desapropriações, principalmente na Prainha. O custo do BRT é questionado pela diretora da Associação de Empresários e Locatários da Prainha (AELP), Iara Nunes, que acredita que os R$ 450 milhões previstos, não serão suficientes para a implantação. “No orçamento não estão inclusos a compra dos ônibus por exemplo, o que sugere que o valor será muito maior do que o anunciado pelo governo”. Para ela, o VLT valoriza em mais de 50% a região em que está instalado, compravados em países que utilizam o transporte, além de proporcionar mais qualidade de vida para a população. Se o governo optar pelo BRT, desembolsará aproximadamente 1,1 bilhão apenas em desapropriações. Participam da manisfestação pelo VLT, várias entidades, entre elas a União Mato-grossense dos Estudantes (UMTE), Força Sindical e seus 105 sindicatos filiados,Coopermotos, Sindicato dos Mototaxistas, Motoboys e Motofretes, União Cuiabana de Associações de Moradores de Bairros (UCAMB), Associação do Calçadão, dentre outras. A passeata terá o apoio da SMTU e da Polícia Militar. (Colaborou José Ribamar Trindade) | |||
| Comentários: | |||
| ana luiza - 09/08/2011 19:47:00 | |||
| a associação de empresarios da prainha nao pode usa sem consulta ou autorização a ucamb, uniao cuiabana de associação de moradores de bairro, nao foi consultada e nem autorizou o uso da instituição . | |||
| GASPAR - 09/08/2011 18:33:00 | |||
| Acho que esta na hora da população acordar, vomos nos unir para viabilizar este VLT, assim teremos ao menos um pouco dos benefícios pelos impostos pagos neste estado,pois até agora, somente os politicos é que estão tendo vantagem com a vinda da copa para Cuiaba... | |||
| Bruno - 09/08/2011 14:53:00 | |||
| Algumas destas entidades que participaram deste ato, se quer colocam seus quadros ou militantes em manifestações que de fato sugerem um futuro bem próximo para cuiabá. O que sugere um jogo extremo de intresses políticos. AGUA NÃO É PRIVADA E PASSE TEM QUE SER LIVRE. | |||
| Maíra Safra - 09/08/2011 14:36:00 | |||
| Com certeza implantar o BRT sairá muito mais barato para o Governo do Estado. Afinal, não está previsto no orçamento pagar pelas desapropriações necessárias. Além do VLT ser um sinal de desenvolvimento, irá valorizar o comércio do centro da cidade; além de melhorar o transporte para a população, visto que, hoje não temos um transporte digno aos trabalhadores, com ônibus abarrotados por todo lado na cidade. Não há dúvidas de que o VLT será a melhor solução para o desenvolvimento de nossa cidade. Parabéns aos manifestantes que estão lutando por nossos direitos. Espero que nosso Governador também lute e faça provas de que o VLT será o melhor. | |||
| shomanorevortado - 09/08/2011 14:10:00 | |||
| A questao nao é saber se o VLT será mais caro é entender que para o futuro será viavel ,pois assim como morrem pessoas nascem muito mais e entao o custo e amnutençao do VLT pode ser mais caro portanto nao sairá mais caro ainda se deixarmos pra depois ,senhores ! o povo merece andar confortavelmente e BRTé lata de sardinha e ambos estao ultrapssdos , ou alguem ai ainda quer manter o povo apertadinho em onibus fetidos como se vê em pleno seculo 21, mudem jà ,acordem para o futuro e mais um detalhe , quantas empresas fecharao e pessoas serao desempregadas por causa desse brt ultrapassado hein? hein? shomanos acordem!!!! ( (o 24 horas ve se coloca esse comentario viu? to deolho hein shomano!) | |||
| rogerio - 09/08/2011 14:01:00 | |||
| ao auremácio carvalho, nessa sua conta confusa a favor do BRT você nao colocou o valor das desapropriações, por favor coloque ai ja que vc diz que o vlt vai custa assim tao caro que vai falir o estado pelo geito. | |||
| Valdecarlos Santos - 09/08/2011 13:36:00 | |||
| Por tudo que já li, não me resta dúvida que o VLT é melhor que o BRT, porém não acho quem nenhum resolveria o problema de Cuiabá. | |||
| alex - 09/08/2011 12:15:00 | |||
| Até agora ninguém levantou a bandeira pela construção de ciclovias em Cuiabá. Se o caso fosse mesmo a preocupação com a mobilidade e o meio ambiente a bicicleta deveria constar entre as alternativas em pauta. Todo o primeiro e muitas de nossas capitais e cidades importantes estão investindo nesse meio barato, saudável, ecologicamente correto e eficiente. Por trás dessa disputa toda o que há é briga por poder, e nós pagamos o pato! | |||
| a barroso - 09/08/2011 12:12:00 | |||
| Srs Usuários do Transporte Coletivo: Não devemos nos preocupar se VLT ou BRT. O importante é que seja um veículo limpo, confortável, preço de passagem acessível, com fila aceitável e sem congestionamento. Eu não quero é ter um transporte que "pare" porque o contrato com aquela empresa internacional que mantém a manutenção e conhece o sistema eletrônico ficou sem receber um dia ou atrasou (a gente sabe que acontece) desligou tudo e pronto. No RJ e São Paulo nos vemos o quebra-quebra em metrôs devido ao atraso. A população está preparada? Os 2 serão bem-vindos. | |||
| Marcos - 09/08/2011 11:42:00 | |||
| Fácil entender a preferência pelo BRT.. só a grana q vão usar para desapropriações.. vai ser dinehrio saindo pelo ladrão. | |||
| Marcelo Marques Mariano - 09/08/2011 11:34:00 | |||
| Acho que tem que se repensar tudo, BH desistiu até do BRT, (http://g1.globo.com/minas-gerais/noticia/2011/08/pbh-desiste-de-projeto-de-onibus-rapido-em-duas-avenidas.html) acho que temos que pensar bem aonde enfiar tanta grana pra depois nao chorar. E aonde estao as trincheiras e viadutos? | |||
| JOSE AUGUSTO LINHARES - 09/08/2011 11:33:00 | |||
| Eta povinho idiota, esses cuiabanos,enquanto o mundo vai de VLT, eles estão aceitando as sucatas de onibus, ganharam a copa , mas vai pagar uma conta salgada | |||
| RAIMUNDO - 09/08/2011 11:00:00 | |||
| TEM GENTE LEVANDO % PARA COLOCAR ESS TAL DE V L T, OU TEM GENTE QUERENDO COLOCAR A POPULAÇÃO CONTRA O GOVERNO, PARA SER OPOSIÇÃO PARA SE ELEGER NO PROXIMO PLEITO ELEITORAL..... | |||
| Mauricio - 09/08/2011 10:41:00 | |||
| que falta de profissionalismo de vcs, o deputado Riva pode ser beneficiado pela passeata, mas não tem nada a ver com a organização, é de iniciativa da Associação dos comerciantes, saiam um pouco do ar condicionadoe vá checar uma infoemação, amadorismo cansa.... | |||
| Maria Viana - 09/08/2011 10:39:00 | |||
| Por aí se vê que o POVÃO de Cuiiabá vai aceitar qualquer coisa que lhe mandarem, eles NÃO tem opinião. | |||
| Auremácio Carvalho - 09/08/2011 10:35:00 | |||
| O assunto não se resolve com emocionalismos: 1- o VLT custa 03 vezes mais que o BRT (ônibus acoplado com capacidade para 200/300 pessoas); 2- a manutenção do VLT é, no mínimo, duas vezes mais (basta ver Brasília); 3- haverá demanda-após a Copa- para manter o VLT funcionando com 150/200 pessoas transportadas? 4- É extranho- e merece explicações- essa preferência pelo sistema mais caro e de futuro incerto. | |||
| juquinha - 09/08/2011 10:16:00 | |||
| Com certeza deve ter algum bacana querendo enfiar guela abaixo esse já ultrapassado BRT, apenas para satisfazer o seu ego e o seu bolso. Coitado dos mais pobres, que pagam impostos iguais aos demais. |






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