MP investiga atraso em votação da LDO; Waldir vê lisura no processo


Foto: Rodinei Crescêncio


Glaucia Colognesi

Presidente da Câmara Waldir Bento, do PMDB Provocado pelo vereador Pery Taborelli (PV), o Ministério Público Estadual (MPE) instaurou inquérito civil para apurar o atraso da votação da LDO e do PPA de Várzea Grande, aprovado com 20 votos na manhã da última quarta (31). O presidente da Câmara Municipal, Vereador Waldir Bento (PMDB), ainda não foi comunicado oficialmente da ação, mas atesta a lisura do processo. Ele e o presidente da Comissão de Finanças e Orçamento da Câmara serão convocado até sábado (3) para prestar informações sobre o assunto.

Desde já, Waldir afirmou ao RDNews que não acredita em uma possível anulação da sessão ou qualquer outro prejuízo. “Tudo será esclarecido, vamos fazer a defesa e mostrar o porquê do atraso e que todo o procedimento foi lícito”, pontua. O presidente ainda lembra que o Legislativo só não votou a LDO antes de iniciar o recesso parlamentar porque havia uma liminar da Justiça que os impedia. Taborelli conseguiu a decisão alegando que foi convocado para sessão extraordinária em cima da hora e por isso não tinha tido tempo para que a Comissão de Finanças e Orçamento da Câmara, a qual é membro, de elaborar o parecer sobre a LDO e o Plano Plurianual (PPA) que vai vigorar entre 2014 a 2017.

À Justiça, Taborelli alegou ainda que não foi convocado pelo presidente da Comissão, vereador Kalil Baracat (PMDB), para as reuniões que tiveram a finalidade de discutir a LDO. Já na representação contra a Mesa Diretora protocolada no MP, Taborelli argumenta que o atraso na votação da LDO fere o que prevê o artigo 57, parágrafo 2º da Constituição Federal de 1988.

O presidente da Câmara fez um desabafo em relação à indignação que sente com a conduta de Taborelli. Waldir afirmou que diferente da maioria dos parlamentares e membros de Comissões, Taborelli não é um vereador presente, não procura a presidência nem demonstra interesse nas atividades da instituição.

Assim como o prefeito Walace Guimarães (PMDB), Waldir também afirmou que Taborelli faz uma oposição vazia. Ele lembrou que fez parte do movimento estudantil, mas diferentemente do colega, tinha argumentos baseado em dados concretos, em muito estudo e pesquisa.
“O que as pessoas precisam entender é que a campanha já acabou e temos que pensar agora que somos representantes da sociedade e precisamos legislar e buscar benefícios para a cidade. Vamos deixar de picuinhas e de desrespeitar uns aos outros”, desafiou.


Confira, abaixo, a representação do MP

----------------------------------------------------------