Ministra lança programa em Cuiabá que ajudará 11 mil pessoas carentes


Valérya Próspero

-- Ministra Tereza Campello, secretário José Rodrigues e prefeito Mauro Mendes
Ministra Tereza Campello, secretário José Rodrigues e prefeito Mauro Mendes
   A ministra de Desenvolvimento Social e Combate à Fome, Tereza Campello, virá a Cuiabá no dia 20 de agosto para lançar o programa “Cuiabá Sem Miséria”. Na ocasião também será realizada a formatura e entrega de certificados de mais de mil alunos do Pronatec - Brasil Sem Miséria. A ministra vem a convite feito pelo prefeito, Mauro Mendes (PSB), durante encontro realizado nesta quarta (31).
   O programa vai beneficiar famílias com renda mensal de até R$ 70, que estão na linha da extrema pobreza. Conforme o cadastro único da secretaria de Assistência Social de Cuiabá, pelo menos 11 mil pessoas estão habilitadas para participar. Outro número também aponta que 29 mil indivíduos ultrapassam o limite, mas também estão em situação de pobreza, com renda mensal de até R$ 140.
   O programa Cuiabá Sem Miséria terá cerca de 100 ações, que vão desde garantia de renda pelo Bolsa Família até participação no acesso à busca de emprego e aos programas habitacionais. Para ser beneficiada, a pessoa pode procurar a secretaria de Assistência Social, mas também existem mecanismos para o governo do Estado encontrar quem precisa.
   Visita da ministra
   A última visita da ministra a Cuiabá ocorreu em abril do ano passado, quando implementou o mesmo programa a nível estadual, chamado MT Sem Miséria, ao lado do governador, Silval Barbosa (PMDB). A ocasião foi marcada por confusão. Militantes do MST foram impedidos de entrar no espaço e cerca de 100 moradores do assentamento Nova Canaã pediam que algum representante do governo saísse da reunião para expor alguma solução.
   O motivo da reivindicação foi devido à ordem de despejo de todos os ocupantes do assentamento. Dias depois, a desocupação foi suspensa com decreto do governador que declarou a área como de interesse social e autorizava a regularização fundiária do local.