Fórum Rede Proteger discute violência sexual contra criança e adolescente em Imperatriz

Os moradores devem denunciar pelo Disque 100 ou Conselhos Tutelares qualquer suspeita de violência sexual, seja abuso ou exploração

Várias palestras foram realizadas durante o Fórum Proteger com intuito de mobilizar e sensibilizar
           IMPERATRIZ - O combate contra a violência sexual de crianças e adolescentes foi discutido em mais uma edição do Fórum Rede Proteger, evento que aconteceu nos dias 25 e 26 de junho, no auditório da Vara da Infância e Juventude, no prédio anexo do Fórum de Imperatriz.
           Apoiado pela Suzano Papel e Celulose, o evento foi realizado em parceria com a Vara da Infância e Juventude, a Prefeitura Municipal de Imperatriz, o Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA), a Defensoria Pública Estadual e o Ministério Público Estadual.           
          O Fórum contou com várias palestras com o intuito de mobilizar, sensibilizar, informar e fortalecer a agenda de combate à violência sexual de crianças e adolescentes. Entre as discussões, destacou-se a definição de estratégias entre as instituições que compõem o Sistema de Garantias dos Direitos da criança e do adolescente em Imperatriz que poderão resultar em avanços na prevenção, no combate e nos cuidados às vítimas de abuso e exploração sexual.
          Outras ações de destaque são a criação da Delegacia da Criança e do Adolescente Vítima de Violência Sexual, além da atualização de fluxograma dos processos e dos trâmites das denúncias, a padronização de instrumentos de registros e de monitoramento, a importância de locais especializados para o atendimento adequado às vítimas.
           "Nós avaliamos o evento de uma forma bastante positiva. Foram muitas discussões que provam o amadurecimento de todos os envolvidos para que essas ideias saiam do papel", afirma Adriana Soares de Carvalho, Gerente Socioambiental da Suzano.
           Os moradores devem denunciar pelo Disque 100 ou Conselhos Tutelares qualquer suspeita de violência sexual, seja abuso ou exploração. Conselhos Tutelares de Imperatriz: (99) 8841-3015 e (99) 9131-8336. Conselho Tutelar de João Lisboa: (99) 3535-1595 e (99) 9141-6835.