Edição deverá reunir de 1,6 mil representantes de 48 etnias brasileiras
Edson Rodrigues/Secom-MT
Clique para ampliar
Cerimônia de lançamento dos 12º Jogos dos Povos Indígenas ocorrerá na próxima sexta-feira (09)
DA REDAÇÃO
A cerimônia de lançamento dos 12º Jogos dos Povos Indígenas ocorrerá na próxima sexta-feira (09), em Cuiabá. A data foi escolhida por marcar o Dia Internacional dos Povos Indígenas, momento em que a ONU (Organização das Nações Unidas) criou um Grupo de Trabalho para debater os direitos indígenas. Além de Cuiabá, Nova Iorque e Genebra, sede das Nações Unidas, comemorarão um ato indígena alusivo à data.O ato de lançamento dos Jogos Indígenas será dividido em dois momentos. Pela manhã, às 10h, a solenidade de abertura ocorrerá no Salão Nobre Cloves Vettorato, no Palácio Paiaguás. Na ocasião, haverá a assinatura dos termos de compromisso entre os órgãos e instituições parceiras visando à realização do evento, além de apresentação do projeto dos Jogos dos Povos Indígenas. Na parte da tarde, às 16h, a programação é retomada com uma cerimônia cultural e espiritual indígena, marcada pela Benção da Terra e da Instalação do Tronco Indígena - símbolo dos 12º Jogos dos Povos Indígenas. O ato ocorrerá no Jardim Botânico, no bairro Sucuri.
O governador do Estado, Silval Barbosa, o secretário nacional de Esporte, Educação, Lazer e Inclusão Social do Ministério do Esporte, Ricardo Garcia Cappelli, o secretário de Estado de Esporte e Lazer (Seel-MT), Ananias Filho, o prefeito de Cuiabá, Mauro Mendes, o secretário municipal de Esportes e Cidadania, Carlos Brito, e o coordenador do Comitê Intertribal de Memória e Ciência Indígena (ITC), Marcos Terena, vão participar da cerimônia. Além deles, são esperados representantes do Ministério do Desenvolvimento Agrário, da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) e aproximadamente 50 indígenas de diferentes etnias.
Os Jogos dos Povos Indígenas é um projeto de iniciativa indígena organizado pelo Comitê Intertribal – Memória e Ciência Indígena (ITC), desde 1996. Neste ano, com o patrocínio do Ministério do Esporte em convênio com o Governo do Estado de Mato Grosso, os 12º Jogos dos Povos Indígenas ocorrerão entre os dias 11 e 19 de outubro, em Cuiabá. O evento será realizado no Jardim Botânico e no local será preparado com uma infraestrutura baseada na arquitetura indígena e com conceito sustentável. Além das disputas, haverá a Feira Agrícola Indígena, Mostras de Artesanatos, Literaturas e Ciência da Computação.
A edição dos Jogos dos Povos Indígenas deste ano deverá reunir de 1,6 mil representantes de 48 etnias brasileiras, composta por homens e mulheres, jovens e sábios. O evento terá um caráter internacional, além dos índios brasileiros deverão participar representantes de 16 países das Américas, incluindo povos indígenas da Europa e Oceania, que estarão reunidos para o lançamento do I Jogos Mundiais Indígenas a ser realizados em 2015, no Brasil.
O evento conta também com o apoio da Prefeitura Municipal de Cuiabá e da UFMT, além de outros ministérios, como o Desenvolvimento Agrário, Cultura, Justiça, Turismo, Saúde, e da Secretaria de Políticas de Promoção da Igualdade Racial (Seppir), além de instituições como a Fundação Banco do Brasil, Secretaria Especial de Saúde Indígena (Sesai), a Infraero e a Funai.





