AÉCIO NEVES Leitão defende construção de palanque

PRISCILLA VILELA
Da Reportagem

A construção de um palanque para que o senador Aécio Neves (PSDB) tenha condições de disputar a Presidência da República em 2014 foi defendida pelo presidente do PSDB em Mato Grosso, Nilson Leitão.

Enquanto alguns tucanos se mostram preocupados com a possibilidade de serem obrigados a lançar um candidato ao governo do Estado apenas para fortalecer a imagem do congressista, o deputado federal afirma que até mesmo as alianças devem ser pensadas tendo o objetivo da Nacional em mente.

Segundo Leitão, o PSDB trabalha em Mato Grosso com a chance de se unir a até oito partidos. Até o momento, os mais próximos são o PPS e o DEM. O PDT é outra possibilidade, mas pode ser descartado porque tem trabalhado a candidatura ao governo do senador Pedro Taques.

Acontece que o objetivo do PSDB, segundo Leitão, é conseguir lançar, ao menos, 30 candidatos a deputado estadual e outros 30 a federal. Ele também não descarta a hipótese de um postulante ao Senado e outro ao Palácio Paiaguás.

Esta última candidatura, no entanto, é vista com ressalvas por alguns. O deputado estadual Guilherme Maluf é um dos que afirmam que traria prejuízos à legenda, uma vez que não há nomes fortes o suficiente para a empreitada.

Se o projeto se consolidar, a tendência é que Leitão seja o candidato. Dessa forma, a aliança com o PDT seria impossível. Também são cotados o próprio Maluf, que no ano passado ficou em terceiro lugar na disputa pela Prefeitura de Cuiabá, e o ex-prefeito de Lucas do Rio Verde, Marino Franz.

O rumo que a legenda tucana deve tomar visando 2014 começou a ser definido de forma mais clara na última terça-feira (6), quando líderes do partido nos Estado se reuniram em Brasília. O foco principal do encontro foi a pré-campanha de Aécio.

Além das candidaturas próprias nos Estados, a legenda estuda viagens do senador para encontros estaduais como forma de reforçar sua imagem. Entre as regiões que mais preocupam o partido está a nordeste, onde o congressista não é tão conhecido. 
http://www.diariodecuiaba.com.br/detalhe.php?cod=436685