A rua pode gestar o novo


Expectativa é que embalo da candidatura de Marina Silva produza candidatos no Estado
Por ora, os candidatos ao governo do Estado seriam Renato Casagrande (PSB), os senadores Ricardo Ferraço (PMDB) e Magno Malta (PR), e Guerino Balestrassi (PSDB), com o ex-governador Paulo Hartung (PMDB) na espreita. Mas há ainda a expectativa, pelo menos de minha parte, de que as redes sociais, embalando a candidatura da ex-senadora Marina Silva à Presidência da República, produzam candidatos em favor do palanque da idealizadora da Rede Sustentabilidade. No caso capixaba, quem seria este nome? Naturalmente, dentro do modelo idealizado pela rua, que estaria então em outro extremo do biótipo do político tradicional. No grau de exigência das redes sociais, uma figura imaculada para contracenar com os demais que representam organizações partidárias indesejadas repelidas e indesejadas pelas mobilizações populares. Não conheço bem o interior da Rede de Marina no Espírito Santo, mas creio que não será difícil encontrar uma figura. Numa olhada de supetão, sobressalta a figura do professor, historiador e romancista Adilson Vilaça. Ele pode perfeitamente vir a ser esse “cara”.
 
Eleitorado
Pois um candidato da Rede da Marina, com essas características, se tornaria, de saída, capacitado para receber os votos nulos e em branco que a redes sociais já andam querendo estimular, caso permaneçam candidatos ao governo oriundos dos atuais partidos. 
 
Proporcional 
Já em relação à disputa para os parlamentos – Senado, Câmara dos Deputados e Assembleia Legislativa -, as possibilidades do pessoal da Rede são um tanto diferentes.
 
Proporcional II
Nesse caso, vai depender da visibilidade que seus candidatos possam alcançar, já que a competição é pra lá de acirrada. Relativamente diferente do que ocorre com o candidato ao governo, que pelo restrito nome de postulantes, e pela atração que fatalmente representará, é outra coisa.  
 
Quarentena
O governador Renato Casagrande continua mantendo a quarentena para os deputados estaduais que votaram a favor do projeto de decreto legislativo que propunha o fim do pedágio da Terceira Ponte. Em cima da deputada Solange Lube (PMDB), então, é marcação cerrada. 
 
Parlamentou 
Pois foi ela, que na qualidade de primeira-secretária da Mesa Diretora, tomou a dianteira na interlocução com os manifestantes do movimento "OcupaAles". Perdeu prestígio com o governo, mas ganhou notoriedade junto ao público. 
 
Registra-se
Quando o deputado estadual do DEM, Elcio Alvares, se alinha sob a liderança do presidente da Assembleia, também do DEM, Theodorico Ferraço, ele não fez outra coisa se não sinalizar que a cabeça do ex-governador Paulo Hartung na Casa é o Theodorico. 
 
Cachoeiro
Vem de lá a informação de que o médico e vice-prefeito Abel Santana (PV), filho do lendário político de igual nome, vai dar trabalho e tanto na disputa à Assembleia. 
 
Insistência
O ex-governador Max Mauro (PTB) tem sido assediado - é melhor no superlativo, assediadíssimo - para topar uma candidatura ao Senado.   
 
PENSAMENTO:
“Quando a multidão enfurecida cobrar a dignidade que lhes foi roubada, digam com um cinismo vil que se trata de uma massa de baderneiros e terroristas”. Milton Hatoum