Professora e fundadora do Núcleo de Estudo ,Pesquisa sobre a Mulher e Relações de Gênero (NUEPOM-UFMT), Madalena Rodrigues sugere ao legislativo municipal a criação de um núcleo de apoio as mulheres com ações de prevenção a violência doméstica e familiar contra a mulher e elaboração de leis que estimulem a prevenção nas escolas. As propostas foram apresentadas hoje (15) durante evento comemorativo ao Dia Internacional da Mulher com a palestra sobre a Lei Maria da Penha.
“ A Lei 11.340, de 7 de Agosto de 2006-Lei Maria da Penha vem para ensinar homens e mulheres que precisamos coibir a violência física, psicológica, sexual, patrimonial e moral.”, explica. A história relata que a mulher herdou uma cultura de inferioridade, violência e submissão. Segundo a professora ainda hoje a mulher sofre as conseqüência de ideologias machistas e preconceituosas.
Madalena entende que a violência psicológica é muito grave pois ela precede a violência física .Pode ser entendida como qualquer conduta que cause dano emocional e diminuição da auto-estima ou que prejudique e perturbe o pleno desenvolvimento ou que vise degradar ou controlar suas ações ,comportamentos,crenças e decisões, mediante ameaça,constrangimento, humilhação,manipulação,isolamento,vigilância constante, perseguição costumaz,insulto,chantagem, ridicularização,exploração e limitação do direito de ir e vir ou qualquer outro meio que lhe cause prejuízo à saúde psicológica e à autodeterminação.
A professora chama a atenção da sociedade para o processo de banalização da data. “Precisamos ser críticos e atuar de forma direta no combate a violência, criando núcleos de apoio, levando o tema para sala de aula e nas comunidades”, ressalta. No dia Internacional da Mulher, 8 de Março a professora levou a discussão o tema para 500 mulheres no município de Acorizal-MT. “Acredito que todos devem atuar diretamente na divulgação da Lei Maria da Penha e estimular denúncias como forma de prevenção e casos de violência e assassinatos”,disse.
O evento intitulado “Mulher , Basta de Corretivo”, realizado no auditório Ana Maria do Couto é uma promoção do Núcleo Assistencial da Câmara Municipal de Cuiabá. Além da palestra os servidores públicos foram contemplados com sorteio de brindes.
Com assessoria Roseli Cordeiro






0 Comments:
Postar um comentário
Para o Portal Todos Contra a Pedofilia MT não sair do ar, ativista conclama a classe política de MT
Falta de Parceiros:Falsos militantes contra abuso sexual e pedofilia sumiram, diz Ativista
contato: movimentocontrapedofiliamt@gmail.com