Olhar Direto
Em um discurso de mais de 10 minutos, o senador de Pedro Taques (PDT) usou a tribuna do Senado Federal para afirmar, através de vários dados de 2009, que a educação de Mato Grosso é a pior de todo o Brasil. Para o parlamentar pedetista, isso seria resultado de uma gestão desastrosa de recursos, visto que o Estado investe valores parecidos com outros estados, mas possui resultados inferiores.
“Uma avaliação Global, desconsiderando o Ideb de 2009, coloca Mato Grosso com o pior índice do ensino médio frente a média nacional e os demais estados da região centro oeste”, disse o senador na tribuna, já perto do encerramento do discurso. Antes disso, no entanto, ele lembrou vários tópicos para justificar essa afirmação.
Entre os tópicos abordados, foi citado a taxa de conclusão do Ensino Médio até os 19 anos de 2009. Enquanto a média nacional foi de 50.2% dos adolescentes terem concluído essa etapa do ensino, em Mato Grosso o índice foi de 43.2%. Além disso, no mesmo ano, 66.5% dos jovens de 16 anos tinham concluído o ensino fundamental e somente 43.2% dos jovens de 19 tinham concluído o Ensino Médio. “Percentuais inferiores a todos os outros estados da Federação”, discursou o senador.
Para Pedro Taques, Mato Grosso é um “pobre estado rico”, que apesar de ter grande renda vinda, principalmente, do agronegócio, não tem se preparado para o futuro. “Não estamos nos preparando para o pós logística, quando as estradas (e outra forma de escoamento da produção) e estiverem a contento dos produtores”, disse, ao referir-se de o estado formar pouca mão de obra qualificada.
“Nós, cidadãos do pobre estado rico, não podemos mais sofrer os efeitos desastrosos da má gestão da educação publico”, disse. ““A vida não pode ser economizada para amanhã. Acontece sempre no presente”, completou, usando frases do psicanalista e educador Rubens Alves.
0 Comments:
Postar um comentário
Para o Portal Todos Contra a Pedofilia MT não sair do ar, ativista conclama a classe política de MT
Falta de Parceiros:Falsos militantes contra abuso sexual e pedofilia sumiram, diz Ativista
contato: movimentocontrapedofiliamt@gmail.com