O Pacto lançado pelo governo federal em novembro do ano passado se somará em Mato Grosso, à Jornada Alfabeletrar criada pela Seduc em 2011, que visa fazer com que todas as crianças saibam ler, escrever e realizar as operações básicas de Matemática, até os oito anos de idade. “O Brasil conseguiu universalizar o acesso ao ensino fundamental em 1997, agora chegou à vez de garantirmos a alfabetização de todas as crianças brasileiras e mato-grossenses na idade certa”, afirmou o secretário, Ságuas Moraes.
Em Mato Grosso, o programa contará com 13 formadores que efetuarão a formação de 328 educadores das redes municipal e estadual. Esses educadores, denominados orientadores de estudos farão a formação nos anos de 2013 e 2014 de cerca de 5.200 professores do ensino fundamental, que trabalham com alunos do 1º Ciclo de Formação Humana (06 a 08 anos). O trabalho formativo será coordenado pela Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), em parceria coma Seduc e Secretarias Municipais.
Ao longo desta semana, os 83 orientadores selecionados na rede estadual participarão de estudos sobre os objetivos do Pacto, e as ações que eles deverão implementar para alfabetizar na idade certa os cerca de 155 mil alunos, dessa faixa etária no Estado. Segundo o coordenador de Ensino Fundamental da Seduc, Daltron Ricaldes, haverá várias formações ao longo do ano e “essa primeira será específica sobre técnicas de leitura e letramento”.
Os orientadores vão se reunir até a próxima sexta-feira (22.03), no Centro de Formação e Atualização dos Profissionais da Educação (Cefapro) de Cuiabá, sob a orientação da professora de Pedagogia da UFMT, Cancionila Kátia Cardoso, que coordena o Pacto no Estado. Ela citou que a formação com os orientadores das redes municipais já ocorreu e que na próxima atividade, todos os 328 orientadores estudarão juntos. (Volney Albano/Seduc-MT)






0 Comments:
Postar um comentário
Para o Portal Todos Contra a Pedofilia MT não sair do ar, ativista conclama a classe política de MT
Falta de Parceiros:Falsos militantes contra abuso sexual e pedofilia sumiram, diz Ativista
contato: movimentocontrapedofiliamt@gmail.com