Agentes da Subsecretaria de Inteligência (SSINTE) da Secretaria de Segurança, da Polícia Civil, da Corregedoria de Polícia Militar e da Coordenadoria de Inteligência da PM deflagram, nesta sexta-feira, dia 8 de março, a Operação Fortaleza. A partir de duas investigações, uma da Delegacia de Proteção à Criança e ao Adolescente (DPCA) e outra da SSINTE, estão sendo cumpridos nas ruas 72 mandados de prisão, sendo 23 deles contra policiais militares do 5° Batalhão (Praça da Harmonia), 69 mandados de busca e apreensão e três mandados de apreensão de menores.
De acordo com as investigações da DPCA, casarões invadidos por famílias carentes eram utilizados por traficantes de drogas. Os moradores somente saíam desses locais com a autorização dos criminosos, que instalaram portões de ferro, em locais estratégicos, para controlar a circulação de pessoas. Uma prática comum dos traficantes era o uso de adolescentes na função de ‘vapor’ (pessoa usada para vender a droga ao usuário).
A base do grupo era o Morro da Providência, mas a quadrilha também agia por toda a zona portuária da cidade. Diligências em campo possibilitaram a identificação dos criminosos, dos locais de atuação, os locais de guarda de armas e drogas. Isso somente foi possível em razão da retomada do território pelas forças de segurança do Estado com a instalação da Unidade de Polícia Pacificadora do Morro da Providência.
Com base em indícios surgidos durante as investigações da DPCA, a Subsecretaria de Inteligência (SSINTE) - que teve ainda o apoio da Delegacia de Repressão às Ações Criminosas Organizadas e Inquéritos Especiais (DRACO-IE) e da Coordenadoria de Inteligência da PM – iniciou a apuração de uma suposta associação de policiais militares com o tráfico de drogas no Centro do Rio.
Os agentes realizaram monitoramento e investigação de 23 servidores responsáveis pelo patrulhamento da região. As investigações constataram que um grupo de policiais lotados no 5º BPM (Praça da Harmonia) recebia propina para não reprimir o tráfico de drogas na região que vai do Morro da Providência, no Santo Cristo, até a Praça Mauá, na Zona Portuária. Com isso, 23 policiais militares tiveram prisão decretada.
Tags: ação, centro, civil, drogas, tráfico
http://www.jb.com.br/rio/noticias/2013/03/08/operacao-combate-trafico-exploracao-de-menores-e-corrupcao-no-centro-do-rio/
0 Comments:
Postar um comentário
Para o Portal Todos Contra a Pedofilia MT não sair do ar, ativista conclama a classe política de MT
Falta de Parceiros:Falsos militantes contra abuso sexual e pedofilia sumiram, diz Ativista
contato: movimentocontrapedofiliamt@gmail.com