O dia de hoje é essencial para refletirmos um pouco sobre o consumo diário
O dia de hoje é essencial para refletirmos um pouco sobre o consumo diário. O dia 15 de março celebra o Dia Internacional do Consumidor. Através de ações simples você melhora o meio ambiente em que vive. Uma dica que podemos colocar em prática é a elaboração de lista de compras para mensurar aquilo que é necessário. O ato evita o desperdício e aquela compra indesejada. Além de o bolso agradecer o meio ambiente sairá ganhando.
O consumo sempre esteve presente em nossa vida e está mais frequente e intenso na sociedade contemporânea. A cada hora do dia percebemos alguma necessidade: uma lâmpada que queimou e precisa ser trocada, aquele alimento que não pode faltar na geladeira ou simplesmente àquela roupa que vai nos deixar mais elegante perante os colegas de trabalho.
O consumo é algo ativo e constante no cotidiano, e existem vários fatores que influenciam esse aspecto. Neste caso todo cuidado é pouco, já que os produtos têm o papel de satisfazerem as necessidades econômicas dos consumidores. Na dúvida sempre consuma apenas o necessário.
Outro fator que permeia os dias de hoje são os impactos quanto ao meio ambiente e a sociedade em suas relações de consumo.
Conforme preconiza a Organização das Nações Unidas (ONU), cada geração deve levar às demais um meio ambiente igual ou melhor do que aquele recebido das civilizações precedentes. Para isso deixamos de lado o fator econômico dessa relação. Neste caso levamos em consideração o esforço compartilhado no qual a transformação produtiva seja equivalente com equidade social e sustentabilidade ambiental.
Em boas palavras, o equilíbrio socioambiental. Lembro-me de que dizia: Responsabilidade Social começa em casa, com a mudança de nossas atitudes. Como consumidores, devemos ter em mente que não existe um ato de consumo sem impacto.
Na era da informação saibamos escolher aquilo que seja capaz de amenizar os impactos ambientais diante dos tão escassos recursos naturais. O consumo consciente acaba que amenizando a degradação ambiental e o que é melhor cooperar com a geração de empregos, por meio da reciclagem, que vem conquistando cada vez mais o número de catadores de garrafas PETs e de alumínio país afora.
O Brasil vem se consolidando como líder mundial em reciclagem de diversos materiais, como as embalagens vazias de agrotóxicos e, por nove anos consecutivos, as latas de alumínio. Segundo pesquisa encomendada no ano de 2010 pelo Instituto Akatu demonstrou que o percentual de consumidores classificados como "conscientes" no Brasil é de 5% - índice igual ao de 2006, ano do último levantamento.
Para o instituto, o resultado é positivo considerando-se o aumento populacional nesse período, que leva a um crescimento de cerca de 500 mil consumidores conscientes. Já dizia o grande socialista George Bernard Shaw, que diz: não há progresso sem mudança. E quem não consegue mudar a si mesmo, acaba não mudando coisa alguma.
Dessa forma, encerro esse artigo transferindo para cada um de nós a responsabilidade para atentarmos sobre a necessidade de mudanças em benefícios do meio em que vivemos. Seja você um consumidor consciente! Emanuel Pinheiro é deputado estadual e presidente da Comissão de Defesa do Consumidor e do Contribuinte da Assembleia Legislativa de Mato Grosso
Autor: Deputado Emanuel Pinheiro
0 Comments:
Postar um comentário
Para o Portal Todos Contra a Pedofilia MT não sair do ar, ativista conclama a classe política de MT
Falta de Parceiros:Falsos militantes contra abuso sexual e pedofilia sumiram, diz Ativista
contato: movimentocontrapedofiliamt@gmail.com