Número de presos em Cuiabá supera população de 15 cidades


Redação
A população carcerária de Cuiabá é maior que a quantidade geral de habitantes de 10,2% das cidades de Mato Grosso. A informação tem como base a soma de detentos existentes na Penitenciária Central do Estado (PCE), Centro de Ressocialização da Capital (CRC) e na unidade feminina Ana Maria do Couto May.

Segundo levantamento divulgado pela Secretaria Estadual de Justiça e Direitos Humanos (Sejudh/MT), a PCE abriga atualmente 1.923 reeducandos em regime fechado. Já o CRC, conhecido como o antigo Carumbé, possui 1.036 detentos, sendo 990 em regime fechado e 46 no sistema semiaberto. A penitenciária feminina possui 257 mulheres em conflito com a lei. Juntas, as três unidades somam 3.116 detentos, volume superior aos 15 menores municípios do Estado que apresentam população que varia de 1.096 a 3.052 pessoas.
Titular da 2ª Vara Criminal de Cuiabá, o juiz Geraldo Fernandes Fidelis Neto informa que a principal causa do número elevado de presos é devido a reincidência, como também o aumento populacional nas regiões periféricas da cidade. Ele detalha que a fragilidade e superlotação do sistema penitenciário da Capital refletem na não ressocialização dos detentos. “É necessário trabalhar de uma forma para que os presos tenham oportunidades e sejam reinseridos no meio social para que assim não retornem ao sistema de prisão”.
O magistrado explica também que parte dos detentos que se encontram em uma das três unidades da Capital pertencem a outros municípios, mas devido a não existência de locais de detenção, estas pessoas são encaminhadas para Cuiabá, local onde se encontra as maiores penitenciárias de Mato Grosso.
“Isso também auxilia a superlotação e dificulta o sistema de ressocialização, item necessário para que estas pessoas deixem o sistema prisional”. Atualmente, a PCE, CRC e Ana Maria do Couto May somam pouco mais de 1,5 mil vagas, ou seja, a quantidade de presos é duas vezes maior que o número de vagas.

0 Comments:

Postar um comentário

Para o Portal Todos Contra a Pedofilia MT não sair do ar, ativista conclama a classe política de MT
Falta de Parceiros:Falsos militantes contra abuso sexual e pedofilia sumiram, diz Ativista
contato: movimentocontrapedofiliamt@gmail.com