A dispensa dos recursos do PAC para o BRT já está sendo analisada pela prefeitura e é uma questão de tempo. O prefeito explicou que Cuiabá foi incluída no programa e foi contemplada com recursos para aplicar exclusivamente na mobilidade urbana. Mauro Mendes esclarece que o recurso não virá de um repasse a fundo perdido e sim por meio de financiamento, o que demanda capacidade para contrair dívida.
Após contato com seu secretário de Governo, Fábio Garcia, Mauro Mendes foi informado de que a prioridade na mobilidade urbana são os projetos de pavimentação. No entanto, o prefeito ainda aguarda resposta de estudos para confirmar a legalidade da utilização da verba nesta outra modalidade. Ele pretende asfaltar e recuperar 150 quilômetros de vias em toda a cidade este ano.
Se aceitar os recursos do PAC, Cuiabá receberá R$ 125 milhões para aplicar na implantação dos corredores do BRT. Esse programa foi pleiteado por Galindo, que pretendia instalar um corredor para complementar o sistema de transporte do VLT. Cuiabá foi uma das cidades contempladas por programa da mobilidade urbana do Governo Federal que destinará mais de R$ 3 bilhões a cidades com mais de 300 mil habitantes.
O projeto de Galindo já tinha locais definidos para a implantação. A área contemplada seria o trecho ligando o futuro o futuro Parque de Exposições, na saída para Santo Antônio de Leverger, até a Fernando Corrêa da Costa, onde será construída uma das estações do VLT.
A primeira etapa da obra está orçada em R$ 91,4 milhões, dos quais R$ 13,5 milhões são referentes à contrapartida do município. Já a segunda fase está estimada em R$ 34,2 milhões, com R$ 1,7 milhão da prefeitura. O projeto prevê a implantação de faixas preferenciais em vias coletoras de bairros. Seriam 23,4 quilômetros, com 51 pontos de parada. O prazo de conclusão é de 24 meses.
Na justificativa da proposta, a equipe técnica de Chico Galindo informou que a área metropolitana de Cuiabá conta com mais de 940 mil habitantes e que precisa dinamizar seu sistema de transporte coletivo para atender a demanda crescente de passageiros.
O BRT é um sistema utilizado como transporte coletivo rápido em grandes cidades. O Governo do Estado chegou a preparar um projeto de instalação de corredores em Cuiabá (custo aproximado de R$ 400 milhões), que já havia sido aprovado pelo BNDES como o modal de Cuiabá para a Copa do Mundo. No entanto, o Estado mudou sua opção para o VLT (R$ 1,4 bi) considerando que o primeiro sistema é ultrapassado e demandaria muitas desapropriações.
fonte:olhardireto






0 Comments:
Postar um comentário
Para o Portal Todos Contra a Pedofilia MT não sair do ar, ativista conclama a classe política de MT
Falta de Parceiros:Falsos militantes contra abuso sexual e pedofilia sumiram, diz Ativista
contato: movimentocontrapedofiliamt@gmail.com