Igreja vai pagar US$ 10 mi a vítimas de pedofilia nos EUA




Padre teria abusado de menores na década de 1970. Escândalo na arquidiocese de Los Angeles quase impediu o cardeal Mahony de comparecer ao conclave

O cardeal e ex-arcebispo de Los Angeles Roger Mahony é acusado de acobertar os desvios na sua congregação (Don Bartletti / Reuters)

A arquidiocese de Los Angeles concordou em pagar quase 10 milhões de dólares (19,7 milhões de reais) a quatro homens que teriam sofrido abuso sexual de um padre quando eram crianças, nos anos 70, anunciaram os advogados das vítimas nesta terça-feira. Alcançado fora dos tribunais, o acordo para a indenização foi negociado entre os advogados dos denunciantes, o sacerdote responsável pelos abusos e o cardeal de Los Angeles, Roger Mahony.

Leia também:

Michael Baker, o padre envolvido no escândalo, teria molestado as vítimas em diversas ocasiões na década de 1970. As denúncias de pedofilia contra o sacerdote não são novidade. Em 2007, Baker se declarou culpado pelo abuso sexual de menores e ficou quatro anos preso. Nenhum dos quatro denunciantes que receberão a indenização fez parte do processo criminal que colocou o sacerdote, hoje afastado do clero, atrás das grades.

"Nós aceitamos a responsabilidade por toda a má conduta de Michael Baker", disse o advogado da arquidiocese para a rede de notícias americana CNN. "A questão envolvendo esses casos era tentar encontrar um número aceitável para chegar a uma solução."

Conclave - Acusado de ter acobertado os crimes de Baker, ao autorizar sua permanência no cargo mesmo após o padre ter admitido, em 1986, que havia abusado de menores no passado, o cardeal Roger Mahony sofreu enormes pressões para não participar do conclave que vai eleger o novo papa. Apesar de mais de 10 mil católicos americanos terem participado de uma petição solicitando sua abstenção, Mahony resistiu aos protestos e está reunido com os outros cardeais no Vaticano.

(Com agências France-Presse e EFE)

0 Comments:

Postar um comentário

Para o Portal Todos Contra a Pedofilia MT não sair do ar, ativista conclama a classe política de MT
Falta de Parceiros:Falsos militantes contra abuso sexual e pedofilia sumiram, diz Ativista
contato: movimentocontrapedofiliamt@gmail.com