Após o Sindicato dos Agentes de Trânsito e Transporte de Cuiabá (Sinattrac) anunciar a paralisação dos agentes de trânsito (amarelinhos), a partir desta segunda-feira (11), os profissionais recuaram da decisão. A categoria exige do governo municipal melhorias salariais, apesar de terem prestado o concurso em janeiro de 2011 e, na época, estarem cientes de que o salário-base seria de R$ 850.
Com os reajustes recentes os salários dos “amarelinhos” não ultrapassam R$ 1,2 mil. Os profissionais trabalham 40 horas semanais e recebem o adicional de insalubridade, além do vale-transporte.
O sindicato reivindica o pagamento da gratificação por produtividade (multas) que está previsto no artigo 18 da lei municipal 257, e nunca foi efetuado. A gratificação é referente aos serviços fora do horário de trabalho. Só em outubro passado o sindicato afirma que os Amarelinhos lavraram 1.200 autos de infração em Cuiabá.
Cabe aos agentes garantir a fluidez do trânsito, coordenando e orientando os motoristas e só aplicar as multas em último caso(nem sempre é assim). Atualmente, 168 agentes de trânsito trabalham nas ruas da Capital.
O presidente do sindicato, Alexandre Arruda, não descarta a greve."Continuamos com o indicativo e a decisão será tomada em assembleia com todos os profissionais nesta quinta-feira (14). Estamos aguardando uma posição da prefeitura", explica.
O Sinattrac emitiu uma nota explicando os motivos da possivel greve.Confira na integra a nota:
Os Agentes Municipais de Trânsito e Transporte Urbano de Cuiabá vem a público manifestar a população de Cuiabá que no 15 de março conforme deliberação da assembleia da categoria iniciaremos uma greve, pois já estamos a quase dois meses em processo de negociação e nossa pauta ainda não foi atendida, sendo a mesma um compromisso firmado entre o Prefeito Mauro Mendes e a categoria.
Sabemos que o trabalho desempenhado por nós Agentes de Trânsito e Transporte é de suma importância para o desenvolvimento fluidez do trafego de veículos nas principais vias de Cuiabá, e com as interdições de diversas vias por conta das obras para Copa do Mundo temos trabalhado com muito empenho para melhorar o fluxo nesses trechos e também na orientação dos condutores. também desempenhamos um papel na fiscalização de estacionamentos irregulares no centro de Cuiabá, além de outras atividades que realizamos para melhorar a condição do transito de Cuiabá.
No transporte coletivo realizamos a fiscalização das linhas de ônibus para saber se estão em boas condições de trafegabilidade e se estão cumprindo com o itinerário e horários previstos para sua circulação nos pontos de ônibus, dentre outras ações que contribuem para amenizar o já sucateado transporte público de Cuiabá.
Tendo em vista a morosidade da gestão em encaminhar a câmara municipal de nosso município o projeto que regulamenta o Art.18 da Lei. 257/2011, e considerando as exaustivas tentativas de negociação, a Assembleia geral Extraordinária decidiu por ampla maioria o que segue:
1. Aprovação do projeto de Lei encaminhado pela categoria ao município, ao Prefeito Mauro Mendes, importante ressaltar que a Lei Orçamentária Anual do Município aprovada na Câmara municipal, já reserva recursos que suportam a reivindicação da categoria na sua totalidade.
2. Desta forma Solicitamos o encaminhamento do projeto de Lei na Integra que regulamenta o Art.18da Lei 257/2011 para Câmara de Vereadores.
3. Caso a Gestão não se manifeste sobre o pleito da categoria, está não terá alternativa senão exercer seu direito de greve, conforme trâmites legais para tal fim.
Esclarecemos também que o projeto de lei construído pela categoria não inclui os autos de infrações, multas e nenhum outro meio de penalização financeira aos munícipes, pois entendemos que devemos vincular o nosso projeto nas ações educativas e de operação de transito, educação para o transito, blitz educativa e informativa, palestras e outras ações que contribuem para bom funcionamento do trânsito e transporte urbanos, então essa estória que Agente de Transito e Transporte ganha ou quer ganhar encima de multas não é realidade e somos contra isso.
Esperamos que não necessite do movimento de greve, pois este acarretará muitos transtornos a um Trânsito já tão conturbado, assim esperamos que as autoridades responsáveis intervenham junto a categoria para resolução de nossa pauta, pois atualmente temos o pior salario da categoria em nível Estadual e Nacional.
Aguardamos a compreensão da população nesse momento critico que a categoria vive.
Reportermt
0 Comments:
Postar um comentário
Para o Portal Todos Contra a Pedofilia MT não sair do ar, ativista conclama a classe política de MT
Falta de Parceiros:Falsos militantes contra abuso sexual e pedofilia sumiram, diz Ativista
contato: movimentocontrapedofiliamt@gmail.com