Emanue Pinheiro propôs viabilizar recursos junto ao governo e iniciativa privada
Assessoria de Gabinete
| Fablicio Rodrigues/ALMT |
| Dep. Emanuel Pinheiro - PR |
O presidente da Comissão de Direitos Humanos, Cidadania e Amparo à Criança, ao Adolescente e ao Idoso da Assembleia Legislativa, deputado Emanuel Pinheiro (PR), se reuniu com a reitora da Universidade Federal de Mato Grosso, Maria Lúcia Cavalli, e demais professores do Núcleo de Zootecnia para viabilizar recursos junto
ao governo e iniciativa privada para construção do Centro de Equoterapia, no campus de Cuiabá. Coordenadora de Graduação em Zootecnia, a médica veterinária Lisiane Pereira de Jesus, explicou que a terapia é indicada para pessoas com deficiência ou com necessidades especiais de aprendizado. Em alguns casos, se complementa ao tratamento de reabilitação convencional. Cerca de 90 estudantes, segundo Lisiane, de várias áreas estão se capacitando desde agosto de 2011 para dar início aos trabalhos.
“O projeto é de suma importância para promover a inclusão social de famílias carentes. Ele une técnicas de equitação e atividades equestres com a finalidade de reabilitar e educar as pessoas com deficiência. É uma oportunidade ímpar para levar o bem-estar a esses cidadãos”, disse o deputado.
Já a coordenadora lembrou que a atividade começa com o contato com o animal. “Esses exercícios desenvolvem o equilíbrio e a coordenação motora, fortalecendo a musculatura", explicou a médica veterinária Lisiane Pereira, que salientou ainda que terreno que abrigará o centro de reabilitação já foi definido dentro do campus e contará com toda estrutura de acessibilidade. “O nosso objetivo é atender o máximo da população deficiente de Cuiabá. Do ponto de vista social é um projeto maravilhoso”, enfatizou.
História- O trabalho terapêutico com cavalos chegou ao Brasil em 1989, com a fundação da Associação Nacional de Equoterapia (Ande). Mas a técnica tem séculos de história.
Segundo especialistas, Hipócrates, o pai da Medicina, já defendia a equitação como meio de regeneração da saúde mais de 300 anos antes do nascimento de Cristo.
Mais informações:
Assessoria de Gabinete






0 Comments:
Postar um comentário
Para o Portal Todos Contra a Pedofilia MT não sair do ar, ativista conclama a classe política de MT
Falta de Parceiros:Falsos militantes contra abuso sexual e pedofilia sumiram, diz Ativista
contato: movimentocontrapedofiliamt@gmail.com