Redação
Com a participação de diversas autoridades que atuam em favor dos direitos da mulher, na sessão especial para comemorar o Dia Internacional da Mulher – 08 de março, no Plenário da Assembleia Legislativa de Mato Grosso, o presidente da Casa de Leis, deputado José Riva (PSD), reconheceu a importância da participação feminina nos contextos social e econômico da sociedade. Destacou que esse crescimento gradativo se deve, principalmente, a luta e determinação feminina.
Para Riva, de nada adiantaria a inserção de políticas públicas voltadas aos direitos femininos, se elas não tivessem atitude. “Acima da comemoração ao Dia da Mulher, o momento serve para reflexão sobre as conquistas e avanços da mulher. Isso tem acontecido de forma gradativa pela espontaneidade e dedicação delas. Não adianta a intervenção do governo e leis garantindo cotas, se a mulher não tiver atitude”.
Entre os avanços, o parlamentar destacou o aumento da participação feminina na política. E citou como exemplo o Partido Social Democrático (PSD), que na primeira disputa eleitoral, ocorrida em 2012, elegeu sete prefeitas. “Os avanços são significativos, basta avaliar que temos uma mulher presidente da República, governadoras, prefeitas e vereadoras. A Ucmmat [União das Câmaras Municipais de Mato Grosso] também será comandada pela vereadora Ismailli Donasan (PSD). Tenho certeza de que a discriminação ficou no passado”, afirmou, ao recordar que a coordenadora da Sala da Mulher, Janete Riva, foi primeira dama aos 16 anos, em Juara. Época em que não havia orçamento para a área social e o trabalho era voluntário.
PROJETO - sobre o projeto Promotoras Legais Populares, Riva reconheceu a atuação do Ministério Público Estadual, Governo do Estado e Sala da Mulher para a sua consolidação. Nele, cada participante terá oportunidade de fazer cursos de capacitação, com aulas ministradas nos sábados, de Autoconhecimento, Direitos Humanos, Noções Básicas de Direitos de Família, dentre outros.
“A interatividade que a Sala da Mulher desenvolve com a sociedade é muito grande. Ela se tornou o elo de ligação da Assembleia Legislativa com os segmentos da sociedade, que muitas vezes, estavam distantes”, disse Riva. Citou os debates realizados contra a pedofilia, inclusive, teve a participação do senador Magno Malta e a consolidação de melhorias nas condições de trabalho dos conselhos tutelares, quando cada um recebeu veículo e computadores.
“Quero agradecer a todas as mulheres do Brasil, em especial, as mato-grossenses pelas ações realizadas. Já ocupam muito espaço, e precisam conquistar mais”, finalizou, ao chamar a atenção para o combate à violência doméstica.
0 Comments:
Postar um comentário
Para o Portal Todos Contra a Pedofilia MT não sair do ar, ativista conclama a classe política de MT
Falta de Parceiros:Falsos militantes contra abuso sexual e pedofilia sumiram, diz Ativista
contato: movimentocontrapedofiliamt@gmail.com