Da Redação
Os deputados estaduais, os membros da Comissão Parlamentar Especial de Fiscalização
e Acompanhamento das Obras da Copa do Mundo de 2014 da Assembleia Legislativa e a Secretaria Extraordinária da Copa do Mundo Fifa 2014 visitaram durante toda a manhã dessa terça-feira (19), seis obras ligadas à infraestrutura de Cuiabá para sediar o evento.
Após a vistoria aos canteiros, a opinião entre os parlamentares foi unânime sobre o Governo do Estado estar cumprindo o cronograma elaborado e ainda, que a comissão vai receber, nos próximos dias, um relatório do aparato técnico dos trabalhos realizados. Também ficou acertado que no dia 13 junho, exatamente um ano antes da abertura da Copa, o mesmo grupo vai percorrer todas as obras novamente para ter um panorama detalhado do que já foi executado.
“Perdemos muito tempo comemorando a confirmação de Cuiabá como uma das sedes e esquecemos de iniciar os trabalhos. Agora, é correr contra o tempo para entregar no prazo estipulado”, disse o presidente da Assembleia Legislativa, deputado José Riva (PSD).
A primeira parada aconteceu na Ponte Eucalipto, com 130 metros de extensão, sobre o rio Coxipó. A segunda parada da comitiva foi no Complexo Viário do Tijucal, que tem previsão de entrega para dezembro deste ano. "O papel da Assembleia é fundamental hoje de forma direta sobre como as obras estão sendo realizadas. Enfrentamos problemas de interferência, mas estamos cumprindo o cronograma”, destacou o secretário da Secopa, Maurício Guimarães, que complementou: “se a chuva deixar, vamos entregar essa obra (Ponte Eucalipto) no prazo máximo de 20 dias”.
As obras do viaduto da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), terceiro ponto de parada, apresentam previsão de entrega entre maio e junho de 2014 e estão fora do cronograma da Copa do Mundo, pois fazem parte do projeto de mobilidade urbana do VLT.“Temos que pensar na mobilidade urbana de Cuiabá como um todo, não só no período da Copa. O VLT não está ligado à Copa do Mundo de 2014, mas a necessidade de melhoria na mobilidade da população. A Assembleia está aqui, cumprindo o seu papel de fiscalizar”, falou o deputado Alexandre César (PT).
No cronograma divulgado pela Secopa, o VLT terá 14 obras entre Várzea Grande e Cuiabá, sendo seis delas somente na Avenida Fernando Correa da Costa onde serão construídas 16 estações. “Entendo que teve um certo comodismo, mas pelo que observei não há dúvida alguma que Cuiabá vai dar um salto de 50 anos à frente com toda essa reestruturação urbana. Tudo será entregue a tempo”, disse o presidente da Comissão Especial de Fiscalização das Obras da Copa, deputado Hermínio J. Barreto (PR).
Durante a visita à trincheira da Avenida Jurumirim/Trabalhadores (prevista para ser entregue em dezembro deste ano), os deputados pediram agilidade nos trabalhos, justamente porque as outras duas da Avenida Miguel Sutil (trincheira do trevo do Santa Rosa e Ponte Mário Andreazza/Verdão) estão com as obras em atraso e juntas serão as maiores responsáveis pelo desafogamento do tráfego na capital e baixada cuiabana. “Temos que ser otimistas. O governo vai fazer a sua parte acelerando os trabalhos para que essas obras terminem nos prazos divulgados”, destacou o deputado Airton Português (PSD).
A trincheira do bairro Despraiado, na Avenida Miguel Sutil (marcada para ser entregue em maio de 2014), foi orçada em R$ 19,8 milhões e , de acordo com o presidente da Casa, está em dia. “Tenho absoluta certeza de que as obras ficarão prontas dentro do prazo, porque o Estado está fazendo a sua parte”, disse Riva.
Para o deputado Pedro Satélite (PSD), a comitiva teve uma visão geral da realidade das obras, mas otimista do ponto de vista do cumprimento do calendário. “Entendo que vamos chegar no final deste ano com cerca de 90% dos trabalhos concluídos”, ponderou Satélite.
Em entrevista coletiva, após a visita à Arena Pantanal (com previsão de entrega para outubro deste ano), Maurício Guimarães foi taxativo nas conclusões e afirmou que as informações divulgadas pelo Tribunal de Contas do Estado (TCE) estão corretas, assim como as da Secopa em relação aos prazos. “A diferença entre TCE e a Secopa é entre a parte física e financeira estão corretas nas fases de construção. A Arena não têm atraso e será entregue no prazo divulgado”, confirmou o secretário.
Também participaram da comitiva os deputados Emanuel Pinheiro PR), Nininho (PR), Romoaldo Junior (PMDB), Wagner Ramos (PR), Luiz Marinho (PTB) e o deputado federal Eliene Lima (PSD).
Fazem parte da Comissão da Copa, os deputados (presidente) J. Barreto, os titulares Baiano Filho, Emanuel Pinheiro, Luiz Marinho e Airton Português. Membros suplentes: Mauro Savi, Wagner Ramos, Adalto de Freitas, Alexandre César e Walter Rabello.






0 Comments:
Postar um comentário
Para o Portal Todos Contra a Pedofilia MT não sair do ar, ativista conclama a classe política de MT
Falta de Parceiros:Falsos militantes contra abuso sexual e pedofilia sumiram, diz Ativista
contato: movimentocontrapedofiliamt@gmail.com