Reportagem
A trajetória política do ex-governador de Mato Grosso, Dante Martins de Oliveira, foi enaltecida pelo deputado estadual Airton Português (PSD), durante sessão solene de lançamento da biografia “Homem das Diretas, Já!”, de autoria do cientista político Paulo Kramer. A solenidade ocorreu nesta quinta-feira (21), na Assembleia Legislativa, que leva o nome do também ex-prefeito de Cuiabá.
“Fico feliz com o convite de participar da Mesa de Honra para homenagear um dos políticos mais reconhecidos no Brasil. Dante de Oliveira era um homem simples, governou Mato Grosso para o povo, antes foi deputado estadual, federal, ministro e prefeito da Capital”, defendeu Airton Português.
Segundo o deputado, políticos de Mato Grosso ficaram “órfãos” com o falecimento de Dante de Oliveira. O ex-governador faleceu aos 54 anos, em julho de 2006, quando se preparava para concorrer mais uma vez a uma vaga a Câmara Federal.
Coube ao vereador de Cuiabá Leonardo Oliveira (PTB) falar sobre o tio Dante de Oliveira. Emocionado, Leonardo destacou a vida política do homem que mexeu com o Brasil ao apresentar o Projeto de Emenda Constitucional nº 5, que dava à população o direito de votar em presidente da República.
Leonardo chorou quando começou a falar de Dante. “Peço desculpas por estar emocionado”, disse o vereador, que foi aplaudido logo depois de se emocionar.
Biografia - A obra “Homem das Diretas, Já!”, de autoria do analista político Paulo Kramer, que estava na solenidade, a obra faz parte da série “Perfis Parlamentares” da Câmara dos Deputados e foi lançada em Brasília no último mês, e a publicação chega à Cuiabá por meio do deputado federal Wellington Fagundes (PR/MT) em parceria firmada com o deputado José Riva (PSD).
Trajetória - Nascido em Cuiabá em 1952, Dante cursou engenharia civil na Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) de 1970 a 1976. Ingressou no MR-8 em 1974, quando o grupo já tinha desistido da luta armada e decidira entrar no MDB. Sua primeira eleição foi em 1978, como deputado estadual, depois deputado federal (1982), prefeito de Cuiabá em 1986 e 1992, ministro da Reforma Agrária (1986) e governador de Mato Grosso por duas vezes (1994 e 1998). (Jorge Estevão/Assessoria)






0 Comments:
Postar um comentário
Para o Portal Todos Contra a Pedofilia MT não sair do ar, ativista conclama a classe política de MT
Falta de Parceiros:Falsos militantes contra abuso sexual e pedofilia sumiram, diz Ativista
contato: movimentocontrapedofiliamt@gmail.com