Conferência nacional reúne governo e sociedade civil em Brasília

Representantes do governo, sociedade civil, instituições de ensino superior e setor empresarial de todos os estados do país estarão reunidos em Brasília (DF), de 18 a 22 de março, na I Conferência Nacional de Desenvolvimento Regional (I CNDR) para debater os novos caminhos da Política Nacional sobre o tema. Essa é a primeira vez que o governo federal realiza uma mobilização nacional para expandir o debate com a sociedade sobre os desafios para redução das desigualdades regionais. 


“O momento é muito oportuno, pois o Ministério da Integração Nacional, desde o ano passado, tem buscado o protagonismo e a iniciativa de estimular um amplo debate com a sociedade brasileira sobre a Política Nacional de Desenvolvimento Regional”, destacou o ministro Fernando Bezerra Coelho. As 27 etapas estaduais e cinco macrorregionais, que antecederam a conferência nacional, reuniram cerca de 10 mil pessoas. 

Segundo o secretário Nacional de Desenvolvimento Regional, Sérgio Castro, essas etapas preparatórias são parte do processo para a redução efetiva das desigualdades no Brasil. “A colaboração democrática, que envolveu todas as capitais brasileiras, torna possível a discussão sobre quais caminhos o país deve tomar para se tornar mais igualitário”, avaliou o secretário. 

As quase 800 propostas apresentadas nas etapas estaduais e macrorregionais foram organizadas em quatro eixos: 1) Governança, Diálogo Federativo e Participação Social; 2) Financiamento do Desenvolvimento Regional; 3) Desigualdades Regionais e Critérios de Elegibilidade; e 4) Vetores de Desenvolvimento Regional Sustentável. 

“Tivemos a contribuição da academia, dos institutos de pesquisa, das agências de desenvolvimento regional. Estamos com ricas contribuições e importantes subsídios que podem embasar as diretrizes para uma nova PNDR”, afirma o ministro Fernando Bezerra Coelho. 

Semana - A I CNDR faz parte da programação da Semana de Desenvolvimento Regional, organizada pelo Ministério da Integração Nacional em parceria com o Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea). A expectativa é de que cerca de cinco mil pessoas participem da etapa nacional, que será realizada no Centro de Eventos Brasil 21, em Brasília. (Helen Vilela/Assessoria)

0 Comments:

Postar um comentário

Para o Portal Todos Contra a Pedofilia MT não sair do ar, ativista conclama a classe política de MT
Falta de Parceiros:Falsos militantes contra abuso sexual e pedofilia sumiram, diz Ativista
contato: movimentocontrapedofiliamt@gmail.com