O Legislativo municipal é a caixa de ressonância da sociedade e, como tal, torna-se um centro de debates sobre os principais problemas que a população enfrenta em setores essenciais como saneamento básico, infraestrutura, saúde, educação, segurança, habitação e transporte coletivo, além de ser responsável pela elaboração de leis que envolvam o sistema tributário, serviços públicos, isenções e anistias fiscais, no âmbito municipal, traçando as diretrizes que devem ser seguidas pela própria Câmara, poder Executivo e pelos moradores da cidade.
Os vereadores são importantes agentes na fiscalização da atuação do prefeito e os gastos da prefeitura. São eles quem devem zelar pelo bom desempenho do Executivo e exigir a prestação de contas dos gastos públicos que são bancados pelos munícipes por meio do pagamento de impostos.
Uma função importante dos vereadores, porém desconhecida por boa parte da população, é a de que ele funciona como uma ponte entre os cidadãos e o prefeito, por meio de um recurso chamado indicação.
A indicação é um pedido de providência que um vereador envia à prefeitura ou outro órgão municipal em nome do eleitor. Como não funcionam como leis, as indicações não exigem que o vereador faça consultas em plenário para apresentá-las ao prefeito. Cabe ao prefeito ou secretário atender ou não à solicitação, sem que para isso precise ser apresentado um projeto do vereador.
Com o slogan "O povo em primeiro lugar", a atual Mesa Diretora da Câmara, eleita no dia primeiro de janeiro de 2013, sob o comando do jovem e dinâmico vereador João Emanuel Moreira Lima (PSD) é formada também pelos vereadores Onofre Júnior (PSB), primeiro vice-presidente, Haroldo Kuzai (PMDB), Maurélio Ribeiro (PSDB), primeiro-secretário e Clovito Hugueney (PTB), segundo-secretário, assumiu com a determinação de mostrar à sociedade cuiabana que é possível mudar a forma de fazer política, tendo como prioridade a busca de soluções para os principais problemas que a cidade enfrenta.
A nova Mesa Diretora tem como missão principal mudar a imagem do Legislativo cuiabano, levando o poder municipal para perto do povo e atuando de forma conjunta em busca do bem comum, além de estabelecer uma nova política administrativa de valorização dos servidores e da qualidade de vida da população mais necessitada que habita a periferia da capital mato-grossense.
0 Comments:
Postar um comentário
Para o Portal Todos Contra a Pedofilia MT não sair do ar, ativista conclama a classe política de MT
Falta de Parceiros:Falsos militantes contra abuso sexual e pedofilia sumiram, diz Ativista
contato: movimentocontrapedofiliamt@gmail.com