Vereadores aprovam LOA com 34 emendas


Flávia Borges, repórter do GD
Chico Ferreira
Vereadores aprovam LOA por unanimidade
Os vereadores cuiabanos aprovaram por unanimidade a Lei Orçamentária Anual (LOA) referente ao exercício de 2013. Com 2 ausências, de Clovito Hugueney e Lúdio Cabral, os parlamentares aprovaram o documento entregue pelo relator da LOA, vereador Chico 2000.
Foram apresentadas 35 emendas entre modificativas, substitutivas e coletivas, Destas, apenas uma, assinadas pelos vereadores Toninho de Souza e Domingos Sávio foi reprovada pelo relator. A emenda tentava limitar o percentual de remanejamento orçamentário autorizado ao próximo prefeito de Cuiabá, Mauro Mendes (PSB), em 5%, mas, com a reprovação, permaneceuram os 20% propostos pelo Executivo.
“Deixarmos em 20% o poder de remanejamento é assinar um cheque em branco para o prefeito”, avaliou Toninho da tribuna.

Domingos Sávio também defendeu seu posicionamento acerca do percentual. “A emenda é constitucional. Não queremos engessar o orçamento, mas sim sermos partícepes das ações que visem o remanejamento de recursos. Tudo além de 5% deveria passar pelo aval da Câmara de Cuiabá”, afirmou.
As duas votações para a aprovação da LOA 2013 foram realizadas nesta sexta-feira (21), encerrando o ano no Poder Legislativo municipal.
A LOA-2013 ficou estipulada em R$ 1,6 bilhão. A peça foi encaminhada pelo Executivo Municipal ao Legislativo em outubro, antes do encerramento das eleições. Com a vitória de Mauro Mendes (PSB), o prefeito Chico Galindo (PTB) retomou o projeto para que seu sucessor pudesse sugerir adequações às propostas.
Acompanhe o GD também pelo Twitter: @portalgazeta