Ela é a quarta da cota do PSD no secretariado; Saúde também vai mudar
Maurício Barbant/Secom-AL
Clique para ampliar 
Janete Riva, que atualmente coordena a Sala da Mulher, na Assembleia, será a secretária de Cultura
LAÍSE LUCATELLI
DA REDAÇÃO
O governador Silval Barbosa (PMDB) anunciou, nesta quinta-feira (27), que Janete Riva, esposa do presidente da Assembleia Legislativa, José Riva (PSD), será a secretária de Estado de Cultura, a partir de janeiro de 2013.DA REDAÇÃO
Ele também revelou que vai trocar o comado da Secretaria de Saúde, mas não adiantou nome.
Janete Riva vai assumir no lugar de Vanessa Jacarandá, que ocupava o cargo interinamente, desde a saída do deputado estadual João Malheiros (PR) do comando da pasta.
A decisão foi tomada na manhã de hoje. “Eu conversei com a Janete hoje de manhã, e ela será a nova secretária de Cultura”, disse Silval, após assinatura de convênio com o Banco do Brasil para a execução do programa de asfaltamento "MT Integrado".
Atualmente, Janete Riva é é coordenadora da Sala da Mulher, na Assembleia Legislativa, onde desenvolve um extenso trabalho social.
Com a sua nomeação, a pasta da Cultura sai da cota do PR e entra na cota do PSD. Após oito meses fora do Governo, o partido voltou ao staff com o comando de outras duas pastas e uma autarquia.
A Secretaria de Cidades já está sob o comando do vice-governador Chico Daltro (PSD), a Secretaria de Desenvolvimento Rural e Agricultura Familiar (Sedraf) tem como novo secretário o presidente da Associação Mato-grossense dos Municípios (AMM) e prefeito de Acorizal, Meraldo Sá (PSD), e o Centro de Processamento de Dados (Cepromat) voltará a ser comandado por Wilson Teixeira, o “Dentinho” (PSD).
Outros partidos
Além de acomodar o retorno do PSD ao staff, a reforma no secretariado alterou, ainda, a participação de diversas siglas no Governo. O PR ganhou o comando da Casa Civil, com Pedro Nadaf.
A Secretaria de Transportes e Pavimentação Urbana continuará com o PR - no lugar de Arnaldo Alves, ficará Cinézio de Oliveira. Silval garantiu que Arnaldo continua no Governo, porém ainda não tem posição definida.
Os republicanos ganharam também a Secretaria de Esportes, que terá o prefeito-tampão de Rondonópolis, Ananias Filho (PR), como titular.
O PMDB ganhou a Secretaria de Meio Ambiente (Sema), que será comandada por José Lacerda. A Secretaria de Indústria, Comércio, Minas e Energia (Sicme) também ficará com o partido, e o secretário será o empresário Alan Zanata.
Saúde
Silval Barbosa informou, ainda, que substituirá o secretário de Saúde, Vander Fernandes.
Ele disse que está mantendo conversações sobre a pasta e não quis citar nomes, tampouco confirmar se a pasta continuará na cota do PP.
“Quero uma pessoa técnica e com capacidade política para essa pasta. Ainda estou conversando politicamente, e avaliando alguns nomes”, disse.
Outro remanejamento foi na Secretaria Extraordinária da Copa (Secopa).
Com a saída do secretário-adjunto de Infraestrutura, Marcelo de Oliveira "Padeiro", que vai ser secretário de Obras de Mauro Mendes (PSB) em Cuiabá, o auditor do Estado Alyssom Sandes assumirá a secretaria-adjunta.





