Da Redação
O PSD de Várzea Grande, presidido pelo ex-prefeito Tião da Zaeli, selou apoio ao candidato do partido, vereador reeleito Wanderley Cerqueira, para a disputa à presidência da Câmara Municipal. Em reunião realizada no município, a Executiva municipal deliberou pelo alinhamento do respaldo junto ao Legislativo, o que em tese obriga a bancada eleita, com 4 representantes, a validar chapa encabeçada por Wanderley.
O desrespeito à orientação partidária acarretará em sanções como pedido de expulsão dos parlamentares dos quadros do partido. O PSD estadual, sob comando do vice-governador Chico Daltro, cobra a fidelidade partidária dos eleitos.
Daltro foi representado no encontro pelo procurador jurídico estadual, advogado Hélio Ramos. A decisão deverá gerar no mínimo reações entre os representantes da bancada do PSD.
Vereador reeleito, o prefeito Maninho de Barros (PSD), amarrou entendimentos com o grupo liderado pelo vereador eleito Waldir Bento da Costa (PMDB), o dr. Waldir. O peemedebista, que conquistou maior número de votos nas eleições 2012, 2.681, assegura chapa com pelo menos 11 nomes.
Maninho figura no posto de primeiro-secretário da chapa de Waldir. O vereador reeleito Chico Curvo e o eleito Pedro Paulo Tolares, o Pedrinho, também teriam selado a parceria com o PMDB.
A posição do PSD na Câmara provocou reação de Wanderley, que também tenta a construção de candidatura. E para isso quer exigir os preceitos da fidelidade partidária.
Hélio Ramos ressalta a importância de os representantes da legenda, no Legislativo, cumprirem as normas previstas no estatuto do PSD. Nas articulações feitas nos últimos dias, Tião da Zaeli teria contabilizado promessa de união a Cerqueira dos representantes do DEM, PRB, PTC e PV.
Se somadas as bancadas das referidas siglas, com exceção dos 3 “indecisos do PSD”, Wanderley Cerqueira contaria com 10 votos. Se a bancada do PSD fechar questão, sobe para 13 o número de apoiadores.
Recentemente, o PMDB manteve conversas com representantes do DEM, buscando apoio a Waldir. A bancada do Democratas será representada em 2013 pelos vereadores eleitos Valdemir de Souza, o Nana; João Tertuliano de Barros Filho e Leonardo Mayer. Maninho de Barros não foi localizado para comentar o assunto.





