Prado é o mais votado e deve assumir comando do MPE


Procurador teve 102 votos, na disputa com Borges e Turin; indicação será feita pelo governador

Thiago Bergamasco/MidiaNews
Clique para ampliar 
O procurador Paulo Prado, que deve assumir comando do MPE, comemora o resultado da eleição
LAICE SOUZA
DO MIDIAJUR
O procurador de Justiça Paulo Prado foi o mais votado na eleição para a Procuradoria-Geral de Justiça de Mato Grosso. Ele obteve 102 votos, de um total de 275 votos.

Os promotores José Antônio Borges e Roberto Turin tiveram, respectivamente, 88 e 85 votos.

O resultado da eleição será encaminhado ao governador Silval Barbosa (PMDB), por meio de lista tríplice, no começo de janeiro de 2013.

Por tradição, ele deverá escolher Prado para ocupar o comando do Ministério Público Estadual.

A surpresa da disputa foi o promotor José Antonio Borges, que ficou em segundo lugar, com uma diferença de apenas três votos em relação a Roberto Turin.

No decorrer da campanha, Turin defendeu a necessidade de se promover a alternância do poder no Ministério Público, segundo ele, como forma de reoxigenar o comando da instituição, possibilitando o emprego de novas idéias que pudessem melhorar as condições de trabalho e de atendimento à sociedade.

Prado também demonstrou otimismo desde o início da disputa e, durante cerca de dois meses, percorreu as Comarcas do Estado, em busca de apoio para ocupar, pela terceira vez, o cargo de procurador-geral de Justiça.

Ao analisar a votação obtida na eleição de hoje, Paulo Prado atribuiu o resultado ao trabalho que desenvolveu como procurador-geral de Justiça.

Ele disse que, caso seja indicado pelo governador para o cargo, vai fortalecer a aproximação do Ministério Público com a sociedade, fomentar a ampla discussão da PEC 37 e, em nível estadual, discutir questões referentes à Copa do Mundo de 2014, Meio Ambiente, Infraestrutura, Saúde e Educação.

Atualmente, Prado chefia o Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco).