Mendes reluta em admitir apoio a Júlio Pinheiro


Prefeito eleito quer eleger presidente em sua base de apoio

Thiago Bergamasco/MidiaNews
Clique para ampliar 
Mauro Mendes diz que apoiará candidato da base que reunir maioria
LAÍSE LUCATELLI
DA REDAÇÃO
O prefeito eleito Mauro Mendes (PSB) afirmou que apoiará o candidato a presidente da Câmara de Cuiabá de sua base que reunir o maior número de apoiadores. No entanto, ele reluta em admitir apoio à reeleição do atual presidente, Júlio Pinheiro (PTB) – que é da base e garante já ter nove votos para sua candidatura. 

No total, 25 vereadores vão compor a Câmara da Capital a partir de janeiro. Desses, 13 já pertencem à base aliada de Mendes, pois o apoiaram ainda durante a campanha eleitoral. Além de Pinheiro, outro vereador da base de sustentação de Mendes que se articula para disputar a presidência é o novato Onofre Junior (PSB).

“Estou trabalhando para construir uma base e, dentro dessa base, os vereadores terão liberdade para escolher quem eles acham melhor ser presidente. Certamente, se eu construo uma base e, dentro dessa base, alguém constrói a maioria, é uma coisa óbvia do princípio democrático que ele seja o candidato do grupo”, disse o prefeito.

Ao ser questionado se apoiará Júlio Pinheiro, que anuncia ter o voto de nove dos 13 vereadores que já compõem a base, Mendes desconversou, e disse desconhecer a informação de que Pinheiro tenha todo esse apoio.

“Os números que você tem, eu não tenho. Portanto só posso me pronunciar efetivamente após conversar com os vereadores da base e ter um cenário concreto. Só vou falar sobre Câmara quando tiver uma leitura clara do cenário”, disse.

Mendes falou, também, em ampliar o número de vereadores que o apoiam. “Eu ainda não fechei minha base, e ela pode ser maior do que está sendo percebida. Não exijo apoio em 100% das questões, mas os vereadores da base precisam estar alinhados com algumas premissas básicas da campanha, para poderem dar a sustentação política”, disse.

Chapa única

Júlio Pinheiro, por sua vez, se diz otimista com relação a ter o apoio de Mendes. Por outro lado, ele já tenta costurar um acordo com seu principal adversário na disputa pela presidência, João Emanuel (PSD), que pertence à oposição a Mauro Mendes.

A aproximação com o social-democrata seria uma forma de pressionar para Mendes o apoie, demonstrando que ele está disposto, inclusive, a reforçar o candidato de oposição. Pinheiro, no entanto, nega a intenção, e diz que procurou João Emanuel para que o vereador abandone sua candidatura e o apoie em seu projeto de reeleição.

“Já tive a oportunidade de conversar com o João Emanuel. Considero legítima a pretensão dele. Estamos buscando entendimento para que possamos ter uma chapa única e, automaticamente, eu seria o cabeça-de-chapa”, afirmou.

Ele justificou a preferência pelo seu nome alegando que sua experiência como vereador reeleito será importante para a Mesa Diretora.

“Eu acho que ter sido reeleito ajuda muito na condução da Casa, e facilita muito o entendimento do Executivo e Legislativo. Não que os novos não possam pleitear a presidência, mas é cedo. Quem sabe em 2014, quando houver outra eleição da Mesa, aí sim, com mais experiência e maturidade, eles estarão 100% credenciados para ser presidente”, disse.

João Emanuel, por sua vez, nega qualquer intenção de desistir da candidatura. Ele afirma, ainda, acreditar que tem “ligeira vantagem” sobre Pinheiro, mas não quis falar nomes nem números. No entanto, ele afirmou que possui o apoio da maioria entre os sete reeleitos.

“E sempre tivemos afinidade com o PSDB, desde o início da campanha”, completou, referindo-se à bancada tucana, que possui três vereadores. Questionado sobre a possibilidade de formação de uma chapa única, João Emanuel não descartou, mas se mostrou pouco empolgado.

“Nada pode ser descartado. E o Mauro, inclusive, deve tentar construir esse consenso dentro do seu grupo de apoio. Mas esse tipo de construção, em volta de uma única possibilidade, sempre deixa descontentes. E vamos conversar com esses descontentes um a um”, disse.
Mídia News