Mendes entra na articulação para evitar vitória da oposição


Prefeito quer tirar nome de consenso da base aliada para enfrentar João Emanuel

Thiago Bergamasco/MidiaNews
Clique para ampliar 
Mauro Mendes quer eleger presidente da base aliada
LAÍSE LUCATELLI
DA REDAÇÃO
O prefeito eleito Mauro Mendes (PSB) entrou nas articulações pela disputa da Mesa Diretora da Câmara de Cuiabá. Ele tomou a decisão para unificar sua base e evitar que o vereador eleito João Emanuel (PSD), que integra a oposição ao seu governo, se eleja presidente do Legislativo.

Mendes já reuniu, na semana passada, os sete vereadores dos partidos que compuseram sua base aliada nas eleições. O objetivo é fazer com que o grupo chegue a um nome de consenso para disputar à presidência da Câmara.

Compareceram ao encontro os reeleitos Adevair Cabral (PDT) e Chico 2000 (PR), além dos novatos Adilson Levante (PSB), Faissal (PSB), Onofre Junior (PSB), Renivaldo Nascimento (PDT) e Mário Nadaf (PV).

Para a noite desta segunda (3) estava prevista uma nova reunião, com três dos quatro integrantes da bancada do PTB (Dilemário Alencar, Leonardo Oliveira, e Júlio Pinheiro). Na terça, o encontro deve ser com os três que aderiram à sua campanha no segundo turno – Juca do Guaraná (PTdoB), Lilo Pinheiro (PRP) e Wilson Kero Kero (PRP).

No total, Mendes já tem ao seu lado 13 dos 25 parlamentares que tomarão posse em 1º de janeiro. Segundo fonte próxima ao prefeito, sua intenção é montar uma base com 15 ou 16 vereadores, o que lhe garantirá maioria na Câmara, mas não “sufocará” a oposição.

Para chegar a esse número, Mendes deve investir em uma aproximação com a bancada tucana, que conta com três vereadores.

De acordo com a fonte, a investida de Mauro visa tirar um nome de consenso da base aliada para fazer frente a João Emanuel, que tem o deputado José Riva (PSD) como padrinho político. Diante disso, a intenção dos novatos de eleger um presidente que esteja no primeiro mandato acabou ficando em segundo plano.

“Os interesses partidários acabaram ficando acima dos interesses de renovação. Por isso, eleger um novato não é mais essencial. O importante é escolher alguém da base do prefeito”, justificou a fonte.

Estão no páreo pelo apoio de Mauro Mendes o atual presidente, Júlio Pinheiro (PTB), seu correligionário Dilemário Alencar (PTB), Onofre Junior (PSB) e Mário Nadaf (PV). O nome mais rejeitado dentro do grupo seria o de Pinheiro, que acumula desgastes de sua gestão e das anteriores na Câmara.

Mais um jantar

Paralelamente a essas articulações, a “grupo dos novatos” se reunirá novamente nesta terça-feira (4), no condomínio em que moram Haroldo da Açofer (PMDB) e Leonardo de Oliveira (PTB). No entanto, ao que parece, o grupo já se dispersou em função dos interesses partidários, pelo menos com relação à eleição da Mesa Diretora.
http://www.midianews.com.br/conteudo.php?sid=1&cid=142508
Mídia News