O prefeito eleito de Cuiabá, Mauro Mendes (PSB), deve anunciar na quinta-feira (27) mais uma parcela do seu secretariado. Ele pretende oficializar, pelo menos, cinco novos nomes.
No total, 21 secretarias compõem a estrutura do Palácio Alencastro, e algumas delas devem ficar vagas mesmo após o início do mandato, em 1º de janeiro de 2013.
Segundo fonte da base aliada, Mendes acordou com os partidos que o apoiaram na campanha eleitoral que entregaria uma secretaria a cada sigla. Os outros cargos seriam, prioritariamente, ocupados por indicações pessoais.
Entre os partidos que apoiaram Mendes no primeiro turno, somente o PDT já foi contemplado, com o médico Kamil Fares, que será secretário de Saúde. Ainda faltam o PR, o PPS, o PV e próprio partido do prefeito eleito, o PSB.
No segundo turno, Mendes recebeu a adesão do PTB do prefeito Chico Galindo, que também deve ser contemplado com espaço na administração. Outros partidos que o apoiaram no segundo turno foram o PTdoB e o PRP.
No entanto, o prefeito afirmou que ainda pretende aumentar sua base, o que abre espaço para novos acordos com outros partidos envolvendo espaço no primeiro escalão do Governo.
Na semana passada, Mauro Mendes anunciou cinco secretários que farão parte de sua gestão: Kamil Fares (Saúde), Gilberto Gomes Figueiredo (Educação), Marcelo Oliveira "Padeiro" (Obras), Fábio Garcia (Governo), e Guilherme Müller (Fazenda).
Indicados
O PR briga por mais espaço do que o prometido por Mendes e tentou emplacar quatro secretários. No entanto, Mendes resiste a ceder tanto espaço, opinião que foi reforçada pela renúncia de João Malheiros (PR) ao cargo de vice-prefeito.
Embora o prefeito eleito negue qualquer crise com o PR e retaliações à sigla, devido à atitude de Malheiros, seus indicados a cargos na prefeitura já seriam carta fora do baralho.
É o caso de seu filho, Justino Malheiros, que já teria sido rejeitado como membro do staff do Alencastro.
Outros nomes indicados pela sigla para compor o secretariado são o vereador Chico 2000 e os suplentes Misael Galvão, Antenor Figueiredo e Edmundo César.
O PV, por sua vez, articula para assumir a pasta de Serviços Urbanos, e quer emplacar um dos três suplentes na sigla no cargo de secretário – Rogério Varanda, Zito Adrien, e Aluizio Leite.
Midianews





