Mauro só vai enxugar número de secretarias em fevereiro

O objetivo é que haja discussão com os segmentos organizados da sociedade organizada.


RONALDO PACHECO 
O prefeito eleito Mauro Mendes (PSB) vai reduzir de 26 para 19 as secretarias municipais e órgãos da Prefeitura de Cuiabá, a partir de 2013, para conseguir o que chamou de “choque de gestão”. Ele só vai enviar os projetos de lei para a câmara de Cuiabá alterar as pastas da municipalidade a partir de fevereiro de 2013, para que haja discussão com os segmentos organizados da sociedade organizada.

“Fusão, desmembramento extinção de órgãos vão acontecer, conforme os estudos. Porém, não significa que terão de serem todas de uma única vez”, argumentou o prefeito eleito, durante entrevista coletiva, na tarde desta sexta-feira (07), no auditório do Palácio Alencastro.

Pela proposta da Comissão de Transição, as Secretarias Municipais de Cultura e Esporte seriam fundidas numa só. A Cidadania deixa o Esporte.

A Secretaria de Meio Ambiente seria vinculada à pasta de Desenvolvimento Urbano, enquanto a Secretaria Municipal das Cidades irá incorporar a parte de Assuntos Fundiários.
Marcos Lopes/HiperNotícias
Mauro só vai enxugar número de secretarias em fevereiro
A Secretaria Municipal da Juventude desaparece, sendo incorporada pela nova Secretaria de Trabalho, Desenvolvimento Econômico, Cidadania e Juventude.

A Secretaria de Segurança Pública e Cidadania, prometida em campanha eleitoral, vai ficar apenas com a primeira nomenclatura, perdendo a Cidadania. Todavia, não há prazo para a sua criação.

SAÚDE E EDUCAÇÃO


Nos primeiros 100 dias, a prioridade absoluta é para as áreas de saúde educação. “Temos de priorizar a excelência no aproveitamento das estruturas já existentes e ampliar o atendimento na rede básica de saúde”,explicou o coordenador geral da Comissão de Transição, Gustavo de Oliveira.

A garantia de medicamentos e segurança para toda a redede saúde é outro desafio emergencial.

Na educação, a prioridade é manter o início do ano letivo em 4 de fevereiro de 2013. A avaliação da qualidade de ensino da Prefeitura de Cuiabá para o Índice de Desenvolvimento do Ensino Básico (Ideb) será feita pelo Aprova Brasil, do Ministério da Educação.

CONCENTRAÇÃO DE SECRETARIAS


A dispersão das secretarias municipais vai chegar ao fim, na administração Mauro Mendes. O Palácio Alencastro, que já abrigou o governo de Mato Grosso e hoje pertence à municipalidade, tende a se tornar um local para exploração turístico e cultural.

“Lógico que é lindo um edifício com mais de meio século, tendo colunas em mármore. Mas a funcionalidade está comprometida e a própria estrutura do prédio já não comporta mais as funções desempenhadas, atualmente”, argumentou Gustavo de Oliveira, para a reportagem do Hipernotícias.

Na condição de aliado do governo Dilma, o prefeito Mauro Mendes vai buscar apoio financeiro para construir uma nova sede para a Prefeitura, num local capaz de abrigar todas as secretarias e órgãos municipais.
http://www.hipernoticias.com.br/TNX/conteudo.php?sid=169&cid=21573