Mauro Mendes cancela a reforma da pediatria do PS, e o prefeito Chico Galindo lamenta.




“Tenho compromisso de construir um novo pronto socorro, mas demora um tempo e enquanto isso vou maximizar os recursos físicos”, disse ele
 
 
O prefeito eleito Mauro Mendes (PSB) passa pela primeira “saia-justa” de sua gestão. A reforma da ala pediátrica do Pronto Socorro foi suspensa às portas de ser viabilizada e segundo o secretário de Saúde, Lamartine Godoy, a ordem partiu do próprio socialista. Mendes estaria concentrando esforços na construção de um novo pronto socorro e por isso não teria interesse em investir na obra.
 
Durante cerimônia de diplomação, ocorrida nesta quarta-feira (19), o prefeito Chico Galindo (PTB) não escondeu o descontentamento e a surpresa quanto à decisão do sucessor. Ele afirmou que não sabia de nada e que estava confiante que sua ordem de serviço estava sendo cumprida. Galindo lamentou o fato e relembrou que o projeto foi doado e que o plano era fazer com que o terceiro andar do prédio abrigasse uma nova UTI infantil.
 
“Haveria 60 leitos novos. Já dei a ordem de serviço e achei que já tinham começado. Não estou sabendo dessa decisão do Mauro Mendes. Vou verificar, mas acatarei a decisão dele. A minha parte eu fiz, arrumei o recurso e dei a ordem e serviço. Se o prefeito tem outros planos, então tudo bem, mas é uma pena porque eu queria deixar esse legado para Cuiabá”, lamentou o petebista.
 
Nos bastidores, cogita-se que a reforma estaria orçada em R$ 2 milhões e que Mendes optou por cancelar a obra com o propósito de angariar fundos para viabilizar sua promessa de campanha. No entanto, a edificação de um novo hospital demoraria cerca de dois anos. Enquanto isso crianças estão sendo atendidas no hospital filantrópico Santa Casa de Misericórdia, conveniado ao Sistema Único de Saúde (Sus), mas com capacidade máxima de 20 leitos infantis.
 
Enfermeiras fizeram uma manifestação silenciosa durante a diplomação. Com as faixas “Reforma na Pediatria do PSMC” e “Criança, Prioridade Absoluta”, elas cobraram melhorias nas condições de atendimento na área da Saúde. Mendes, por sua vez, admitiu que pretende continuar atendendo as crianças na Santa Casa, até a conclusão do novo Pronto Socorro.  A ala reservada às crianças na atual unidade está fechada desde março de 2011.
 
“Eu vou fazer uma analise mais detalhada sobre o que é melhor para o município e de qual é a maneira mais correta de aplicar a verba pública. Tenho um compromisso de construir um novo pronto socorro, isso demora um tempo e enquanto isso vou maximizar os recursos físicos. Não tenho uma posição exata sobre isso”, declarou Mauro Mendes.
 
DESCASO
 
Em uma carta manifesto, os manifestantes que estavam na diplomação, explicaram que em março de 2011 o terceiro andar do PS, onde funcionava a pediatria, foi fechado para reforma e até hoje, nada foi feito. "A reforma foi anunciada e segundo a prefeitura, os recursos estavam garantidos, mas até agora nada foi feito", disse uma das manifestantes. Em determinada parte da carta eles dizem que Galindo e o secretário de Saúde fecharam os olhos para inúmeros casos de mortalidade. "Irresponsavelmente, o prefeito Chico Galindo e os Secretários de Saúde fecharam os olhos para inúmeras crianças que morreram. O povo de Cuiabá quer suas crianças protegidas, querem que elas sejam tratadas como prioridade, conforme prevê nossa Constituição Federal".  
 
 
reporterMT