Da Redação
Candidato à presidência da Câmara Municipal de Cuiabá, o vereador João Emanuel (PSD) acredita que a disputa pela chefia do Legislativo no biênio 2013/2014 possa ser construída por meio de uma chapa única na qual prevaleça o consenso dos 25 parlamentares. “Não descarto essa possibilidade. Inclusive, já mantive conversa com os grupos políticos dos vereadores Júlio Pinheiro (PTB) e Onofre Junior (PSB) para debater essa proposta. Diria que é uma possibilidade muito forte e com grandes chances de ser concretizada”, comentou.
Eleito para o primeiro mandato com 5.824 votos, João Emanuel acredita que tem aglutinado boa parcela dos 25 vereadores em torno do seu projeto de ser eleito presidente do Legislativo.
Uma das suas propostas é a alterar o regimento interno da Câmara de Cuiabá e assegurar mais atribuições aos demais integrantes da Mesa Diretora composta ainda pelo 1º secretário e outros cargos que são de 1º a 4º presidente. Ainda busca formatar um Colégio de Líderes semelhante ao da Assembleia Legislativa para que debates de interesse do Executivo sejam discutidos com mais profundidade. “Estamos agregando a cada dia mais nomes ao nosso projeto de renovação do Legislativo e acreditamos ser viável a unidade. Elenco como ação prioritária do Legislativo fiscalizar as políticas públicas de água e saneamento e defender com firmeza a regularização fundiária”, comenta.
Por outro lado, o vereador Onofre Junior (PSB) confirmou a sondagem para participar de uma chapa única na qual teria João Emanuel como presidente. Porém, descarta a proposta. “Fui convidado para ser primeiro secretário da Mesa Diretora, mas prefiro levar adiante minha candidatura que tem a proposta de ajudar na governabilidade do prefeito eleito Mauro Mendes”.
O vereador Júlio Pinheiro (PTB) concorda com a proposta de chapa única, porém, defende que o nome do candidato a presidente seja melhor discutido. “Sou candidato a presidente da Mesa Diretora e meu nome precisa ser colocado no debate com os vereadores. A partir daí, podemos construir consenso em torno de uma chapa única. Fora disso, não vou participar deste debate”, afirmou.





