Redação
Tiveram início nesta semana os trabalhos da consultoria em gestão pública Dom Cabral, contratada pelo prefeito eleito de Cuiabá, Mauro Mendes (PSB), para os trabalhos de transição. Como ainda não foi empossado, o contrato será efetuado com a Prefeitura de Cuiabá a partir do ano que vem, quando a empresa deve passar a atuar no Executivo.
Os custos dessa primeira etapa de trabalho, que envolvem despesas com documentação e pessoal, serão arcados pela atual gestão. De acordo com o secretário municipal de Governo, Lamartine Godoy (PTB), responsável pela transição, a medida é válida pois é de interesse do município organizar a documentação necessária para o encerramento do mandato. Ele ainda ressalta que os valores serão substancialmente inferiores ao da contratação de um consultoria especializada. A Prefeitura chegou a fazer orçamento anteriormente com uma empresa que cobraria R$ 1,2 milhão por serviço semelhante.
Para a transição, a consultoria será responsável por apresentar os indicadores de cada uma das 5 áreas destacadas por Mendes. Segundo o coordenador-geral da equipe de transição do prefeito eleito, Gustavo de Oliveira, o trabalho será mais objetivo e haverá uma comparação com municípios do mesmo porte de Cuiabá.
Já o grupo coordenado por ele ficará responsável por fazer um diagnóstico de cada uma das pastas e elaborar o plano de ação do início da gestão Mendes. Na última sexta (30) começaram as reuniões de apresentação do levantamento de dados realizados pela equipe nas principais pastas. O resultado está sendo apresentado a Mendes em forma de seminário, cujas reuniões devem ser encerradas até o final desta semana.
Para realizar o mapeamento de indicadores, a Dom Cabral designou apenas uma consultora para atuar no Palácio Alencastro. Os demais serviços serão realizados direto da sede da empresa. No documento final, que deve ser entregue pela consultoria até o próximo dia 20, também serão indicadas a quantidade de consultores e o trabalho que a consultoria deverá realizar para o município a partir do ano que vem.





