Emanuel aposta em descentralização do poder para assumir Mesa Diretora


Da Redação
Uma reunião realizada na terça-feira (4) no apartamento do vereador eleito Leonardo de Oliveira (PTB) da qual participaram 19 parlamentares eleitos e durou pouco mais de duas horas foi concluída com a sinalização de 9 apoios a candidatura do vereador João Emanuel (PSD) à presidência da Câmara Municipal de Cuiabá.

O grupo composto por vereadores eleitos para o primeiro mandato como Wilson Kero Kero e Lilo Pinheiro, ambos do PRB, e outros como Haroldo Kuzai da Açofer (PMDB) estão dispostos a apoiar João Emanuel, eleito para o primeiro mandato com 5.824 votos, assumindo o posto de mais votado, pela simpatia da proposta de renovação defendida pelo parlamentar do PSD.
João Emanuel já levou ao conhecimento dos parlamentares a proposta de alterações no regimento interno para descentralizar o poder administrativo do presidente do Legislativo municipal e direcionar atribuições aos demais integrantes da Mesa Diretora.
A proposta de gestão compartilhada levaria o primeiro secretário a atuar também como ordenador de despesas e garantir ao 1º e 2º vice-presidente autonomia para conduzir reuniões com as comissões que recebem os textos das leis, o que daria mais celeridade a aprovação dos projetos.
Também promete criar o Colégio de Líderes, semelhante a Assembleia Legislativa, para aperfeiçoar o debate dos projetos de interesse do Executivo e reivindicação dos parlamentares.
Outro ponto avaliado pelos parlamentares foi a renovação expressiva que a Câmara de Cuiabá vinda das urnas. Dos 25 vereadores que serão empossados em 2013, somente 7 pertencem à legislatura atual.
Além disso, preferem não investir no projeto do vereador Júlio Pinheiro (PTB), que acumulou desgastes nos últimos meses ainda mais com o recente parecer do Ministério Público Estadual (MPE) que reivindica a suspensão da sua diplomação em virtude de irregularidades nas contas de campanha, o que ainda será avaliado pela Justiça Eleitoral.