Deputado confirma rompimento e justifica articulação com Riva


Izabela Andrade | Redação 24 Horas News
A- A A+

Descontente com o rumo das articulações para eleição da Mesa Diretora da Câmara de Cuiabá, o deputado federal e presidente do PSB/Mato Grosso, Valtenir Pereira alega que vereadores do PSB foram preteridos pelo prefeito Mauro Mendes, presidente do Diretório Municipal e que optou em apoiar o vereador Júlio Pinheiro (PTB). Sem alternativa ele decidiu compor com o deputado estadual e presidente da Assembleia Legislativa, José Riva, genro do vereador e também candidato João Emanuel (PSD).

O deputado justifica um eventual rompimento com o PSB/Cuiabá já que a decisão de lançar Onofre à direção da mesa em Cuiabá se deu em virtude da resistência dos vereadores em votar em Júlio Pinheiro, por conta do desgaste do vereador junto à sociedade cuiabana. Ele é contrário a atuação de Mauro Mendes no processo da eleição do presidente do Legislativo. Mauro ainda não assumiu publicamente que seu candidato, é e sempre foi Júlio Pinheiro.
Valtenir parte do mesmo discurso de Faissal e Onofre e quer renovação. Assim decidiu cooptar o apoio do deputado Riva, ancorado na possível aliança nacional entre o PSB e PDS para eleição à presidência da República em 2014.  
Diante do pouco caso com a candidatura do Partido, o deputado Valtenir deu início às articulações. Ele manteve contato com vereadores eleitos de outros partidos e pediu voto para o vereador Onofre Júnior. Em reunião com o deputado estadual José Riva, presidente do PSD, para tratar de questões político-partidárias, aproveitou para pedir apoio para a candidatura do vereador Onofre Junior à presidência.
“Estou articulando a candidatura do companheiro de partido, o vereador Onofre Junior à presidência da Câmara de Cuiabá. É pra isso que estou trabalhando e vou continuar conversando com outras siglas para torná-lo vitorioso”, declarou Valtenir.
Em verdade há outra explicação para a barganha de Valtenir, que está disposto a “rifar” dois vereadores do PSB para garantir apoio em 2014 visando à cadeira de senador. Sozinho, o deputado é consciente de que o PSB em Mato Grosso não tem votos suficientes para garantir a única vaga que estará na disputa. Já com o apoio de José Riva que no período eleitoral é considerado um fenômeno de votos o cenário muda.
Fora isso, Valtenir terá pela frente outro forte concorrente, o governador Silval Barbosa que terá a seu lado um time de lideranças.