Cuiabá e Várzea Grande estão preparadas para receber os turistas?

Oiran Gutierrez  
Será que Cuiabá e Várzea Grande são boas para nós munícipes? Se sua resposta for positiva, elas também serão para os nossos turistas, caso contrário, será da mesma forma para os nossos visitantes. Este questionamento é feito a todo instante em bate papos de nosso segmento, ocasiões em que vamos as feiras, workshops, congressos e outros eventos. É isto que baliza as ações de marketing, se for positiva, podemos fazer ações sem medo de errar.

Faço este comentário, devido ao fato de um amigo que se mudou de nossa cidade por não suportar mais conviver com as ruas esburacadas, excesso de quebra molas e sem disciplina no transito. Eu argumentei que era problemas pontuais devido as obras para a Copa do Mundo, e sua resposta foi esta: "negativo, elas são necessárias, o problema é que a cidade n'um todo; as ruas que foram colocadas como alternativas é uma brincadeira de mau gosto, não se pode chamar isto de rua, não agüento mais, e estou me mudando. Quebra molas, na minha opinião, é sinal de um povo sub desenvolvido, o que é isso cara! Aqui temos que trocar de veículo anualmente ou até antes. Observe que mesmo as ruas que não tem nada haver com a Copa do Mundo estão sempre intransitáveis, e a sinalização ? Esta, não existe! Portanto, fui!”... E eu fui checar esta semana, ele se mudou mesmo para a sua cidade natal Curitiba.
Este mês fomos a Gramado levar nossos filhos menores para o Natal Luz, um dos melhores espetáculos de nosso país. No fundo a gente fica com uma ponta de "inveja" , como em Gramado o turismo é tratado, estão alguns anos "luz" a nossa frente em termos de infraestrutura e organização. Lembrei do meu amigo, procurei por lá os quebras mola e alguns buraquinhos nas ruas das cidades e, daquela região. Para minha frustração não encontrei na disso, pelo contrário, encontrei sinalização até de mais. Meus filhos me perguntaram porque as ruas de lá eram tão limpinhas, sem buracos, sem quebra molas e os motoristas respeitavam os pedestres? Dei uma respirada profunda e acabei não sabendo responder assim de imediato. Foi aquela conversa do nada para nada, eu apenas disse a eles que se trata de um povo descendentes de europeus, que já vinha com esta cultura dos seus países de origens, blá, blá...Aí, piorou! "uai, quer dizer que nós somos sem cultura?" Neste momento minha esposa que domina muito melhor esta área de humanas assumiu o bate papo.
Puxa, que "saias justa me colocaram" O Gabriel de 12 anos e Ana Julia de apenas 5 anos. Raciocinei com meus botões, é tão fácil colocar os tais "pardais" (câmeras para redutores de velocidade), porque não retiram os quebra molas e substitui pelos redutores? Penso, que qualquer cidadão caso ache que a sua rua é perigosa, já coloca o tal de quebra mola, já observaram que na mesma quadra existem até três deles ?
Após aquele bate papo com meus filhos, questionei alguns cidadãos da região. Porque não tínhamos visto acidentes? As respostas foram unanimes: devido aos redutores de velocidades, e que as multas mexem com o órgão mais sensível de nós humanos, o nosso bolso, e, dói muito.
Acredito que não podemos ficar esperando os finais das obras da copa para arrumar as cidades de Cuiabá e Varzea Grande. Isto tem urgência, daqui alguns dias começa chegar jornalistas do mundo inteiro para cobrir a Copa das Confederações, e com certeza darão uma esticada nas cidades para conhecer e propagar. Aí vem aquela célebre fase: Elas são boas para nós? Há! se não gostarem? Quais das propagandas farão? Positiva ou negativa? Sendo a primeira, ótimo! E, caso for a segunda? Para "consertarmos" algum estrago, nos custará algumas décadas.