Câmara aprova Projeto que prevê cirurgia plástica reparadora para mulheres vítimas de agressão


Câmara aprova Projeto que prevê cirurgia plástica reparadora para mulheres vítimas de agressão
Saúde pública 
Câmara aprova Projeto que prevê cirurgia plástica reparadora para mulheres vítimas de agressão
A Comissão de Seguridade Social e Família da Câmara dos Deputados aprovou o Projeto de Lei 123/07 que estabelece que o SUS realize cirurgias plásticas
reparadoras em mulheres vítimas de agressão. Em 2009, o texto substitutivo do deputado federal Valtenir Pereira (PSB-MT), retirou do texto original da proposta criada em 2007 pelo deputado Neilton Mulim (PR-RJ), a obrigatoriedade de o Poder Executivo se responsabilizar pela formação de equipes de especialistas em cirurgia plástica, distribuição de medicamentos para os períodos pré-operatório e pós-operatório e controle estatístico de atendimentos.
O Senado realizou mais alterações no texto, que agora passa novamente pela Câmara. Além de fazer a substituição de alguns termos, o Senado acrescentou a possibilidade de punição dos gestores, caso não informem às mulheres vítimas de violência sobre o direito à cirurgia.
Para ter acesso ao serviço, a mulher deverá ir até uma unidade que realiza a cirurgia portando o Boletim de Ocorrência da agressão que causou a deformidade. O projeto será válido para todos os tipos de sequelas relacionadas à violência contra a mulher, como cortes e queimaduras, que muitas vezes causam deformidades às vítimas.
Na Câmara, o Projeto de Lei ainda deve passar por duas comissões: Finanças e Tributação; e Constituição e Justiça e de Cidadania.
Se for aprovada por ambas as comissões, o projeto segue para a Presidência, onde pode ser aprovado sem necessidade de votação no Plenário.


Assessoria de ComunicaçãoDeputado federal Valtenir Pereira

Helen Vilela
65 9247 4040

Gabinete
3644-7156


www.valtenirpereira.com.brFacebook: Valtenir PereiraTwitter: @depvaltenir