Maior edição da história da competição tem início neste domingo, em Cuiabá


Jovens entre 15 e 17 anos vão disputar 13 modalidades ao longo do evento
A maior edição de todos os tempos das Olimpíadas Escolares, categoria 15 a 17 anos, começa neste domingo, em Cuiabá, com a participação de cerca de seis mil pessoas, entre atletas, treinadores, árbitros, oficiais, voluntários, médicos e Comitê Organizador. A Cerimônia de Abertura será realizada às 19h, no ginásio Aecim Tocantins, e as competições começam nesta segunda-feira, em seis locais diferentes.

Serão 13 modalidades em disputa: atletismo, basquete, ciclismo, futsal, ginástica rítmica, handebol, judô, natação, taekwondo, tênis de mesa, vôlei, vôlei de praia e xadrez. A mais importante competição esportiva estudantil do país reúne representantes de 25 estados do Brasil, mais o Distrito Federal, uma delegação da cidade anfitriã e o Reino Unido, convidado internacional com 20 atletas em três modalidades.

- Aqui estamos cuidando do que se tem de melhor do futuro do esporte brasileiro. Nossa maior preocupação é proporcionar uma melhor condição de vida a estes jovens e integrá-los à sociedade através do esporte. Consequentemente, quando se envolve quase dois milhões de jovens por todo o país nas etapas municipais e estaduais, consegue-se atingir resultados para o esporte de alto rendimento. Estamos satisfeitos com o que construímos, mas cientes de que ainda temos muito que crescer. Nossa meta é atingir o maior número possível de municípios e escolas em todo o Brasil - comentou Edgar Hubner, Gerente Geral de Juventude e Infraestrutura do COB e Diretor Geral das Olimpíadas Escolares.

Oito Embaixadores, entre medalhistas olímpicos e pan-americanos, vão participar da primeira etapa da competição, a partir desta segunda. São eles: Alison (vôlei de praia), Adriana Araújo (boxe), Diogo Silva (taekwondo), Angélica Kvieczynski (ginástica), Hugo Hoyama (tênis de mesa) Yane Marques (pentatlo), Ana Sátila (canoagem), e Sarah Menezes (judô).

Ao longo da competição, outros ídolos do esporte nacional como Arthur Zanetti (ginástica artística), Vanderlei Cordeiro (atletismo), Erika Souza (basquete), Luciano Pagliarini (ciclismo), Lucila Viana da Silva e Maik Ferreira dos Santos (handebol), Tatiana Lemos (natação), e Anderson Rodrigues (vôlei) se juntarão ao time de estrelas selecionado pelo COB para atuar como Embaixadores e também passarão suas experiências à nova geração do esporte.

Mais incentivo

Em Cuiabá, as promessas do esporte brasileiro terão incentivos a mais em busca de suas medalhas. Após o evento, o Comitê Olímpico Brasileiro (COB) e a Confederação Brasileira de Voleibol (CBV) selecionarão as melhores duplas da competição estudantil para um estágio no Centro de Treinamento da CBV, em Saquarema (RJ). Além disso, o COB e observadores das confederações brasileiras olímpicas escolherão destaques da natação e do judô para períodos de aprimoramento técnico com as seleções de suas categorias, em 2013.

Outra motivação para os estudantes será a convocação para o 6º Festival Olímpico da Juventude da Austrália. Os atletas que mais se destacarem no atletismo, judô e natação serão selecionados para a competição na Austrália. Através de convite recebido COB, esta será a primeira vez que o Brasil participará do evento, que acontece de 16 a 20 de janeiro do ano que vem, nas mesmas instalações que receberam os Jogos Olímpicos de Sydney. em 2000.

Fonte: http://www.ahebrasil.com.br/noticias/2012/11/24/olimpiadas-escolares/maior+edicao+da+historia+da+competicao+tem+inicio+neste+domingo+em+cuiaba.html