Educação com + cultura

Semiedu 2012 fomenta novo olhar sobre a Educação através da Cultura. O evento prossegue até quarta-feira (07) na UFMT

Ariane Laura
Da Redação

Discutir um novo olhar para o processo educacional das crianças. Este é o foco do Seminário de Educação (Semiedu 2012), que teve início no último domingo (04) e se estende até a próxima quarta-feira (07), no Auditório do Centro Cultural da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT). O evento conta com uma programação cultural voltada ao exercício do debate sobre a criança na relação com a cultura e com os processos criativos. 


Segundo a coordenadora da programação cultural do evento, Larissa Spinelli, explica que tudo foi pensado porque a linguagem artística em muito se assemelha a linguagem da infância, em ambas nota-se uma intensa busca por novos sentidos para além dos significados rotinizados nas trocas sociais.

O começo das atividades é marcado pela abertura da Exposição Coletiva de Graffiti Ar – Invisíveis, que aconteceu ontem (05) no Museu de Arte e Cultura Poular (MSCP) da Universidade Federal de Mato Grosso. Uma coletiva composta pelos artistas do grfite: Babu 78, Siq e Qem. Inicialmente o trabalho de Babu chamou a atenção dos organizadores do evento com destaque para a tela Meninos Azuis, imagem escolhida para representar a proposta do Seminário Educação 2012.

Na praça denominada “Crianças Azuis” acontece até o dia 07, sempre das 8 h ao meio-dia e das 14 às 17h30, uma grande exposição que traz: seção de vídeos; exposição de brinquedos, desenhos e fotografias indígenas; coleção camisetas Mary Jay; Mostra de livros infantis e de produção editorial local; Arte popular e Culinária regional.

No dia 6, às 18h30, a atividade “Conversa na Praça Música Antiga e formação de professores” será sobre “Literatura e Infância”, com a participação da professora Ana Arlinda de Oliveira, do professor Rosemar Coenga, dos escritores Ivens Scaff e Marta Cocco, além do ilustrador Marcelo Velasco, e a professora alfabetizadora Iury Lara Alves responsável pelo projeto Freireando da Escola Municipal Silva Freire em Cuiabá.

Concomitantemente outra conversa na praça abordará o tema: Teatro para infância e juventude, com Eduardo Espíndola (Mostra Internacional de Teatro Infantil –MITI), João Manuel (Cia Teatro Thereza João) e Wanderson Lana (Grupo Teatro Faces).

Todos os dias também ocorre a atividade denominada “Itinerâncias”, sempre das 7h30 às 8h, 12 às 12h30, 13h30 às 14h, 16h30 às 17h30 e das 17h30 às 18h30 com os artistas convidados: Neneto Sá, Trieiro, Leite de Pedra e Coletivo à Deriva. Ainda no dia 6 haverá, das 18h30 às 20h, a performance “Poetada: Sodré, um menino azul”, que se apresentará na rampa do Instituto de Linguagens, Praça Crianças Azuis e entorno.

No dia 7, das 17h30 às 18h30 é a vez de ser aberta uma exposição com os resultados da oficina “Teatro de improviso como suporte para a educação”, feita por Luiz Carlos Ribeiro. Também acontece no mesmo dia uma “Roda de ciranda”, com Marília Cortez e grupo Coletivo Ninhal e apresentação do Grupo de Mascarados Mirim, de Poconé.

PARCEIROS

O evento conta com apoio da Capes, Fapemat, CNPq, Curso de Especialização em Educação Infantil da UFMT, Secretarias de Educação e de Cultura do Estado de Mato Grosso (Seduc/SEC), Secretaria Municipal de Educação/Cuiabá (SME), Grupo de Pesquisa em Geografia da Infância da Universidade Federal Fluminense (Grupegi/UFF), Unemat, Conselho Regional de Psicologia (CRP18MT), Casa Silva Freire, Centro Internacional de Estudo em Representações Sociais e Subjetividade-Educação (CIERS-ED) e Colégio Ibero-Americano (CIA). A realização é do Programa de Pós-Graduação em Educação da UFMT. (Com Assessoria)

Mais informações sobre o evento em

www.ie.ufmt.br/semiedu2012 

http://www.diariodecuiaba.com.br/detalhe.php?cod=420610