Desafio é conquistar a outra metade do eleitorado


 Foto Pedro AlvesNovo prefeito diz que vai buscar apoio dos quase 50% de eleitores que não votaram nele
Eleito com 169.688 votos (54% dos votos válidos), o empresário Mauro Mendes será o prefeito da Copa em Cuiabá. Ele assumirá o cargo em janeiro de 2013 com a pretensão de executar a melhor gestão da história do município, em que pese a “herança maldita” que irá receber das mãos do atual prefeito Francisco Galindo (PTB). Outro grande desafio será conquistar o apoio da outra metade dos eleitores que não o queriam como prefeito da capital. São os 140.798 que votaram em Lúdio Cabral (45%), os 3.955 que votaram em branco (1,22%), os 8.477 (2,63%) que anularam o voto e os 74.708 (18,79%) que não compareceram às urnas para votar.


Mauro Mendes reafirmou o plano de trazer conceito empresarial e implantação de sistema de gestão de resultados à administração municipal, avisando que optará pelo modelo técnico, sem permitir ingerências. “Vamos focar as necessidades da população e não os interesses políticos. Estou disposto a atuar com dureza e substituir os secretários até encontrar quem realmente dê os resultados que esperamos. Quem não cumprir as metas e não se enquadrar em nosso plano de trabalho não fica”, avisa.

“Sou e sempre serei um homem de palavra”, garantiu Mauro, reafirmando o propósito de cumprimento de todas as promessas de campanha. As prioridades no início do governo são saúde, transporte e segurança. Ainda sob a ‘ressaca’ da conquista acirrada e cansado após uma campanha agitada, o prefeito eleito já deu início ao que considera trabalho pela Prefeitura, mesmo ainda faltando dois meses para a posse. “Não houve descanso. Já estou trabalhando na preparação”, ressaltou o empresário que ainda na segunda-feira (29) se reuniu com o prefeito Chico Galindo para discutir a transição.

A expectativa de Mauro é para uma transição tranquila, já que não houve embates diretos com a atual administração. Na reunião com o prefeito Chico Galindo, ele pediu participação na elaboração da Lei Orçamentária de 2013, ora sob análise da Câmara de Vereadores. Mauro considera que é importante já ter participação naquilo que será feito no próximo ano.

Se depender da opinião do prefeito Chico Galindo, Mauro Mendes fará a gestão histórica que pretende. “O Mauro terá condições de fazer uma administração muito melhor que a minha, uma vez que receberá a Prefeitura organizada. “Eu arrumei a casa. Deixei a cidade com capacidade de investimento e muito melhor de que quando assumi o cargo. O caminho está aberto para que o Mauro consiga cumprir todas as suas metas. Torço para que ele seja o melhor prefeito da história de Cuiabá”. Porém, Galindo deixou seu conselho: "não faça política no cargo”.

Contudo, Mauro Mendes diz ter aprendido com as falhas de quem já esteve no comando da Prefeitura. “Não quero cometer os erros das gestões anteriores. Estaremos trabalhando no sentido de apenas acertar. Pretendo conquistar essa grande parcela da população que não votou em mim. Vou me esforçar para isso”, frisou, comentando que quase a metade dos cuiabanos votou em Lúdio por mérito da campanha do adversário. “Assim como meu adversário ganhou a confiança de milhares de pessoas, também posso conquistar a simpatia destes. Para isso, pretendo mostrar serviço e cumprir as promessas”.

Perfis técnicos para ocupar secretariado

O prefeito eleito assegura que ainda não tem em mente nenhum nome para a composição de seu staff, porém já anunciou a criação de duas novas secretarias para o município. Secretaria Estratégica de Projetos e Secretaria de Apoio à Segurança Pública. “Não pensei sobre isso e nunca discuti com ninguém sobre possibilidades. Só na próxima semana começaremos as discussões nesse sentido”, disse ele, acrescentando que o corpo de seu secretariado terá perfil técnico. “Vamos buscar privilegiar o servidor municipal na distribuição de cargos. Vou procurar dentro da própria Prefeitura pessoas que possam ser levadas à condição de secretário ou subsecretário”.

E voltou a bater na tecla da busca pela capacidade: “Pretendo formar minha equipe com pessoas competentes. Quero gente para trabalhar e resolver. Publicaremos metas para serem cumpridas pela Prefeitura e pelos secretários. Quem não fizer o dever de casa terá que prestar contas a mim e à sociedade. Nem eu nem a sociedade seremos penalizados. Haverá metas semestrais e anuais, já a partir dos primeiros seis meses de gestão. A capacidade de planejar pode fazer a diferença. Queremos cumprir todas as promessas. É bem simples: quem não mostrar competência vai se ver comigo. Não quero conversa, quero trabalho”, avisou.

A intenção de Mauro é definir seu secretariado ainda nos primeiros dias de novembro. Embora haja indefinição no anúncio de nomes, já há uma indicação para a pasta de Comunicação. O coordenador de sua campanha, Antero Paes de Barros, teria feito a indicação de Pedro Pinto – que atuou na gestão de Wilson Santos – para o comando desta secretaria.

Mauro também diz ter pensado em estratégias para a captação de recursos. Daí o interesse em criar a pasta de Projetos. “Essa secretaria ficará responsável pela elaboração de projetos e busca de recursos, bem como analisar os convênios e formas de investimento”. Já a pasta de Apoio à Segurança Pública terá a finalidade de criar políticas públicas no setor, discutir e cobrar mais ações do Governo do Estado, que, na realidade, tem o dever constitucional de oferecer segurança à população, conforme ele afirma.

“Não tenho plano de extinguir ou fundir secretarias. Acho prematuro falar sobre isso agora. Primeiramente, preciso do diagnóstico da situação financeira da Prefeitura, antes de pensar em um enxugamento”, explicou. Porém, já deixou claro que será necessário cortar gastos. Contratos serão revistos, segundo ele.

Confira matéria na íntegra.



Darwin Júnior – Da Redação

Foto Pedro Alves