JOANICE DE DEUS
Da Reportagem
A movimentação de familiares e amigos que visitam os túmulos de seus entes queridos nos cemitérios públicos e privados de Cuiabá deve ser intensa nesta sexta-feira, Dia de Finados. A estimativa da Prefeitura de Cuiabá é de que aproximadamente 95 mil pessoas visitem os espaços, que estarão abertos para visitação a partir das 6 horas.
Conforme o gerente de Serviços Funérios da Secretaria Municipal de Serviços Urbanos (SMSU), Marcos Aurélio da Costa, haverá missas e celebrações durante o dia nos principais cemitérios da cidade para marcar a data. Entre eles, o Piedade, do Porto, Coxipó da Ponte, São Gonçalo e Pascoal Ramos.
Apenas no Cemitério da Piedade, que fica no Centro da Capital, o público esperado é de aproximadamente 10 mil. Lá, estão sepultadas pessoas ilustres como o almirante Augusto João Manuel Leverger, os ex-governadores João Ponce de Arruda, Garcia Neto, Dante de Oliveira e o poeta Rubens de Mendonça.
Mas, a maior visitação deverá acontecer no Parque Bom Jesus, espaço particular onde estão sepultados 45 mil corpos, segundo Marcos Aurélio.
Entretanto, algumas pessoas pretendem antecipar a visita. Este é o caso da dona Eulália Benedito, 69 anos, que ontem esteve verificando as condições e limpando o túmulo do marido, enterrado no Piedade. “Eu venho amanhã (quinta-feira) porque tem menos gente. Mas, venho todo mês e não só no Dia de Finados. É uma forma da gente demonstrar que não esqueceu”, comentou.
O gerente de Serviços Funerários garantiu ainda que todos os cemitérios mantidos pela prefeitura, inclusive, os que ficam em comunidades rurais como o Sucuri, Olho D’água, Aguaçu e Distrito da Guia, passaram por manutenção, reparos e limpeza para a visitação. Uma forma demonstrar o respeito do município pelas famílias, que relembram aqueles que já faleceram.
95 mil pessoas vão aos cemitérios
novembro 01, 2012