RedEAmérica
IV FÓRUM INTERNACIONAL NO BRASIL RENOVOU
COMPROMISSOS DA REDEAMÉRICA E ASSOCIADOS
COMPROMISSOS DA REDEAMÉRICA E ASSOCIADOS
Fotos Ricardo Lima |
IV Fórum Internacional da RedEAmérica debateu rumos do investimento social privado no combate à pobreza |
O IV Fórum Internacional debateu os caminhos que o investimento social privado pode trilhar como contribuição para que a queda da pobreza na América Latina continue acontecendo de forma sustentada a médio e longo prazos. O evento reuniu mais de 180 participantes de vários países (Ver mais).
No evento que teve o Instituto Arcor Brasil como patrocinador master, o Grupo Arcor apresentou vários exemplos de como pratica o investimento social privado.A diretora-executiva do Instituto Arcor, Célia Aguiar, esteve na mesa de abertura do IV Fórum, no dia 29 de fevereiro, representando o Bloco Brasil da RedEAmérica. O bloco reúne asfundações e institutos empresariais que integram a RedEAmérica no Brasil.
No segundo dia do Fórum, a 1º de março, o diretor-geral do Grupo Arcor no Brasil, Oswaldo Nardinelli, participou do painel A Voz dos Empresários. Os participantes do painel ratificaram a importância de que o investimento social privado trabalhe com a perspectiva da sustentabilidade dos projetos que apoiam nas comunidades. O diretor-geral Oswaldo Nardinelli ressaltou que as ações do Instituto Arcor Brasil enfatizam a melhoria das oportunidades educacionais comunitárias, justamente pelo papel que a educação tem na construção de processos sustentáveis. Ele citou o Projeto Vida, Luz e Som, que viabiliza exames visuais e auditivos gratuitos para alunos de escolas públicas localizadas nas regiões onde as unidades da Arcor estão instaladas. É uma ação que trouxe benefícios duradouros para as comunidades atingidas, completou.
O Grupo Arcor esteve igualmente representado em uma das quatro mesas do Fórum, que debateu como o investimento social privado pode contribuir com a inclusão econômica, como um dos caminhos sustentáveis para a redução da pobreza. Na mesa, a coordenadora Corporativa de Relações com a Comunidade do Grupo Arcor, Monica Camisasso, apresentou o Programa de Compras Inclusivas Responsáveis, praticado na Argentina, em várias comunidades onde a empresa está inserida.
| |||
AÇÕES EM 2012 DO BLOCO BRASIL DA REDEAMÉRICA | |||
No Brasil, as organizações filiadas à RedEAmérica mantêm os fundos: Iniciativa Comum, Fundo BR e PorAmérica. Estas são as ações do Bloco BR em 2012: PorAmérica – Organizações do Bloco Brasil da RedEAmérica, o Instituto Arcor Brasil entre elas, começaram a participar em 2011 do ProgramaPorAmérica - Programa Fortalecimento de Organizações de Base – ODB para Combater a Pobreza. A iniciativa é promovida e cofinanciada pela Rede Interamericana de Fundações e Ações Empresariais para o Desenvolvimento de Base – RedEAmérica, em aliança com o Banco Interamericano de Desenvolvimento - BID e a Corporação Consórcio para o Desenvolvimento Comunitário. O objetivo do PorAmérica é apoiar projetos de desenvolvimento de base de organizações comunitárias, constituídas por pessoas de baixa renda. Nesta iniciativa participam 25 filiadas da RedEAmérica em sete países latino-americanos: Brasil, Argentina, Equador, Colômbia, Guatemala México e Peru. O lançamento do Programa no Brasil aconteceu no dia 30 de junho de 2011, em Campinas (SP). As organizações empresariais fornecem apoio financeiro e técnico, as organizações de base são as protagonistas dos projetos. Em Campinas, o projeto apoiado pelo Instituto Arcor Brasil, como parte do PorAmérica, éConstruindo sonhos através dos recicláveis, da organização de base cooperativa de produção dos profissionais em coleta, manuseio e comercialização de materiais recicláveis e reutilizáveis "Antonio da Costa Santos". Mais: www.poramerica.org Iniciativa Comum – O Fundo Iniciativa Comum continua apoiando em 2012 três projetos de coletivos jovens da Região Sudeste do Brasil. O projeto Hip Hop Conectando Quebradas, de A Banca, produtora cultural localizada no distrito do Jardim Ângela, em São Paulo, tem o propósito de fortalecer coletivos juvenis atuantes em zonas periféricas no Estado de São Paulo, utilizando o hip hop como ferramenta política para a transformação de suas comunidades. Outro projeto é o “Fortalecimento da Rede Mineira de Grupos Universitários em Defesa da Diversidade Sexual”, da própria Rede Mineira.E o terceiro projeto é o Teias Jovens do Brasil, do Fórum Nacional de Movimentos e Organizações Juvenis – FONAJUVES, visa fomentar e/ou fortalecer os fóruns e redes de coletivos juvenis com atuação na Região Sudeste. Mais: www.iniciativacomum.org.br | |||






0 Comments:
Postar um comentário
Para o Portal Todos Contra a Pedofilia MT não sair do ar, ativista conclama a classe política de MT
Falta de Parceiros:Falsos militantes contra abuso sexual e pedofilia sumiram, diz Ativista
contato: movimentocontrapedofiliamt@gmail.com